Mais de 200 novos concursados ingressam no Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Na última quinta-feira, 01 de novembro, 204 novos funcionários assinaram o contrato de trabalho para compor o quadro funcional do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O acolhimento contou com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que veio a Belém para dar as boas-vindas aos concursados. O Presidente da Ebserh, Kléber Morais, o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o Superintendente do Complexo, Paulo Amorim, e o Secretário de Saúde Pública do Estado, Vitor Mateus, também estiveram presentes durante a acolhida. Ao todo, 683 contratações já foram realizadas para o Complexo.
 
Em seu pronunciamento, Rossieli Soares ressaltou a importância dos hospitais universitários, que "não só prestam assistência à população, mas também são grandes produtores de inovações tecnológicas em saúde, que podem contribuir ainda mais para a melhoria da assistência a quem mais precisa". O Ministro anunciou em outubro deste ano a convocação de todas as vagas remanescentes no concurso para o Complexo Hospitalar da UFPA.
 
A importância da assistência à população também foi um ponto abordado pelo Reitor da Universidade, Emmanuel Tourinho. Durante sua fala, ele ressaltou que, "com os hospitais, o papel da universidade vai além do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão e se estende também para a assistência".
 
O Presidente da Ebserh, Kléber Morais, que esteve presente na mesa de abertura e durante o encerramento do acolhimento, se mostrou satisfeito com a chegada dos novos funcionários. Segundo ele, "esta é uma conquista muito grande para a Rede Ebserh, pois o Complexo Hospitalar da UFPA irá receber um importante reforço com a contratação de profissionais com várias especialidades ".
 
Para o Superintendente do Complexo, Paulo Amorim, foi "uma satisfação muito grande poder contar com o apoio do Ministro, do Presidente da Ebserh e do Reitor na contratação dos novos funcionários ainda esse ano. Recebemos um quantitativo de profissionais extremamente qualificados, que, com certeza, irão contribuir com nossa missão enquanto Complexo". Segundo o Superintendente, o Complexo Hospitalar da UFPA recebeu o segundo maior quantitativo de vagas nos concursos da Rede Ebserh.
 
Durante a cerimônia de encerramento, foi realizada a assinatura do contrato por uma funcionária que representou todos os 204 contratados. A escolhida foi a profissional de Relações Públicas, Fernanda Pacheco, que teve seu contrato assinado pelo Ministro da Educação e as demais autoridades presentes. Para Fernanda, "foi uma ótima oportunidade de concretizar o desejo de ser aprovada em um concurso público e trabalhar em um Complexo Hospitalar que é referência no Estado".
 
Acolhimento – Pela manhã, durante a mesa de abertura, além da saudação do Presidente Kléber Morais, foi feita a apresentação da estrutura organizacional do Complexo Hospitalar, pelo Superintendente Paulo Amorim, a Gerente Administrativa Ivana Sousa, o Gerente de Ensino e Pesquisa Pedro Piani, e as Gerentes de Atenção à Saúde dos Hospitais Bettina Ferro (HUBFS), Ana Brito, e João de Barros Barreto (HUJBB), Lauricéia Valente.
 
Durante o acolhimento, os empregados também são apresentados à Divisão de Gestão de Pessoas do Complexo, que explica informações sobre o ambiente de trabalho, horários, carga horária, direitos e deveres do trabalhador. Além disso, conhecem suas escalas de trabalho e reúnem com as chefias imediatas, para, finalmente, realizar a assinatura do contrato de trabalho.
 
Para o médico Alex Silva, que possui especialidade em hemodinâmica e cardiologia intervencionista, assinar o contrato é um momento de realização, pois "foi uma conquista muito esperada". Para ele, as expectativas são de "somar forças ao serviço de hemodinâmica do Hospital Barros Barreto", que faz parte do Parque de Diagnóstico por Imagem do HUJBB, inaugurado em julho deste ano.
 
Também fez parte da programação a apresentação da Orquestra Eletrônica da Amazônia (OREA), formada por discentes, docentes e funcionários do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, que animou o público com canções que foram do clássico ao contemporâneo.
 
Concurso – Segundo a Divisão de Gestão de Pessoas do Complexo, já foram realizadas, ao todo, 683 contratações. A Divisão prevê para dezembro uma nova convocação a fim de preencher vagas remanescentes. Esta é a décima primeira chamada para o concurso que ofertou 815 vagas nas áreas médica, administrativa e assistencial para os hospitais universitários Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, que foi homologado em fevereiro de 2017.
 
Sobre a Ebserh – Desde outubro de 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
 
 
 
Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e Assessoria de Comunicação do MEC