Prorrogadas as inscrições para as residências Médica e Multiprofissional

Foram prorrogadas, até 17h do dia 31 de outubro, as inscrições para os programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo são 136 vagas para egressos das áreas de medicina, biomedicina, medicina veterinária, enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia e terapia ocupacional. O Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) coordena as 15 residências da área médica e três multiprofissionais.

Na Residência Médica, o Complexo oferece programas coordenados pelas duas instituições hospitalares que o compõem: o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS). O Barros Barreto oferece onze programas com acesso sem pré-requisitos, que são os programas de: Anestesiologia (06 vagas), Clínica Médica (10 vagas), Cirurgia Básica (07 vagas), Cirurgia Geral (02 vagas), Dermatologia (02 vagas) e Infectologia (05 vagas). Há também os Programas de Endocrinologia (03 vagas), Geriatria (02 vagas) e Pneumologia (02 vagas), que exigem como pré-requisito a Residência em Clínica Médica, e o Programa de Cirurgia do Aparelho Digestivo, que exige a Residência em Cirurgia Geral. Já o Bettina Ferro oferta as Residências Médicas em Ginecologia e Obstetrícia (06 vagas), Oftalmologia (03 vagas), Otorrinolaringologia (04 vagas) e Pediatria (08 vagas).

Dos oito programas de residência multiprofissional em saúde, três programas são coordenados pelo Hospital Barros Barreto, que oferta 45 das 63 vagas para este processo seletivo: o Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia, que oferta 17 vagas; o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, com 16 vagas; e o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico, com 12 vagas. Há também cursos nas áreas de Saúde da Mulher e da Criança (Bragança), Enfermagem Obstétrica (rede municipal e estadual de saúde), e as residências que acontecem no município de Castanhal: Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres e Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos.

A avaliação conta com prova escrita e avaliação de currículo. Para acessar o edital de abertura, o cronograma de eventos, o conteúdo programático para prova escrita e as fichas de inscrição e de avaliação curricular para residência médica clique AQUI. Para a residência multiprofissional, clique AQUI.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.