Barros Barreto recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Momentos de fé e emoção marcaram a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que aconteceu na última sexta-feira, 19. Durante o evento, que ocorre há mais de dez anos na instituição hospitalar, funcionários, pacientes e familiares prestaram homenagens, fizeram pedidos e agradecimentos à padroeira dos paraenses.

A imagem foi recebida pela Gerente Administrativa do Complexo, Ivana Sousa, e a Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Barros Barreto, Lauricéia Valente, que representaram a Superintendência do Complexo e destacaram a importância da visita ao hospital, pois "a comunidade hospitalar precisa de saúde e força para continuar na missão da assistência e do ensino em saúde", destacou Ivana Sousa. Foi realizado o rito da bênção, que ocorreu no hall de entrada do Barros Barreto, e em seguida a imagem peregrina percorreu as enfermarias e setores do hospital, acompanhada de cantos e orações.

Nas enfermarias, os pacientes puderam ver a imagem de perto e receber as bênçãos proferidas pelo padre Silvio Jaques. A paciente Maria Andrade, proveniente do município de Limoeiro do Ajuru, se emocionou com a chegada de Nossa Senhora. Ela, que está em Belém para o tratamento de um câncer, agradeceu as intercessões de Maria e fez pedidos pela saúde: "há três anos, quando fui diagnosticada, pedi a Nossa Senhora que intercedesse por minha cura, hoje graças a Deus estou me sentindo melhor e agradeço tudo o que ela fez e vai fazer por mim e minha família", afirma a paciente.

Para a técnica Ingrid Vinagre, funcionária que acompanhou o rito da bênção, "essa é uma experiência única e diferente a cada ano. Diante de tudo o que passamos no decorrer do ano, na visita da imagem a gente se renova, acredita que tudo vai dar certo". Ao longo da peregrinação, diversos funcionários são escolhidos para conduzir a imagem pelos corredores e setores da instituição hospitalar.

O coordenador da Pastoral da Saúde da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Antônio Fioc, explica que o trabalho de levar a imagem peregrina aos hospitais acontece sempre após o Círio, "para que os enfermos que não puderam comparecer possam também estar perto de Nossa senhora". Há mais de dez anos a programação é realizada no Barros Barreto em alusão a quadra nazarena, por iniciativa das profissionais da enfermagem Kátia Fonseca, Zuleide Nascimento, Maria Franco e a funcionária já aposentada Conceição Duarte, que classificam o evento como "um momento de espiritualidade e renovação de fé e esperanças para quem está passando por um momento de dificuldade, pois a fé independe de religião".

Texto e fotos: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh