Controle de dor oncológica é tema de Roda de Conversa em Cuidados Paliativos

Nesta sexta-feira, 28, o projeto Roda de Conversa em Cuidados Paliativos retoma suas atividades com a palestra "Controle de Dor Oncológica", ministrada pela doutora Marcia Betânia e pela enfermeira Ana Claudia Matos. A atividade ocorrerá das 9h às 12h no Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

"Este é um tema de grande relevância porque a dor é o sintoma mais prevalente nos pacientes oncológicos, e um dos mais difíceis de controlar", afirma Cinthia Castro, enfermeira da equipe de cuidados paliativos da Unidade de Oncologia e Hematologia (UNACON) do Barros Barreto. Segundo a enfermeira, para controlar a dor de forma adequada "é necessário o envolvimento da equipe multidisciplinar, considerando que o controle da dor não se faz apenas com medicamento".

O projeto Rodas de Conversa em Cuidados Paliativos é realizado pela Equipe Multiprofissional do Serviço de Cuidados Paliativos Oncológicos da UNACON, e realiza sua quinta atividade do ano de 2018. No primeiro semestre houve quatro rodas de conversa, que contaram com a participação de mais de 300 pessoas. Outros temas também serão discutidos ao longo do semestre, como: terapia subcutânea, aspectos psicológicos do cuidador e da família e aspectos éticos em cuidados paliativos.

Texto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh