Funcionários do Barros Barreto recebem imunização

A campanha de imunização dos profissionais de saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizada entre os dias 5 e 11 de setembro, alcançou a meta de estimada, ou seja, todos os funcionários alvos dessa etapa da ação foram vacinados com a Tríplice Viral, para a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola, obrigatória de acordo com a Norma Regulamentadora NR-32.

O chefe da Unidade de Saúde e Segurança do Trabalhador, Wellington Lucas, explicou que as 300 doses da vacina disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foram aplicadas e que a ação ainda vai continuar. "A nossa expectativa é, em outubro, concluir essa ação, imunizando todos os trabalhadores da comunidade hospitalar, garantindo saúde e qualidade de vida para os profissionais", disse.

A chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Silvia Barros, considerou a imunização importante devido ao surto de sarampo que está ocorrendo no estado, pois alguns setores do hospital estão mais expostos. "Conseguimos vacinar os profissionais de alguns setores que são mais vulneráveis por receberem os pacientes portadores do sarampo, como, por exemplo, a pediatria", explicou.

Entre os participantes imunizados, está a Maika Suzy Reis, técnica em radiologia do HUJBB, que atendeu a solicitação por trabalhar na área da saúde. "A gente precisa se prevenir, estar sempre em dia com a saúde. Precisamos estar atualizados mentalmente e fisicamente", comentou.

A capacitanda do Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais da Saúde (Proaps), a nutricionista Larissa Pinheiro, avaliou a ação importante. Para ela, "por estarmos em contato com os pacientes de todos os tipos de doença, como o sarampo, é preciso fazermos a prevenção. Principalmente a gente que circula em todos os horários".

Texto: Ramon Ferreira – Bolsista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Fotos: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.