Congresso do Complexo Hospitalar trata da interprofissionalidade na saúde

Representantes de várias instituições das áreas da pesquisa e assistência se reúnem em Belém nas próximas quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, das 8h às 17h30, para tratar de assuntos atuais da saúde humana. Com o tema "Interprofissionalidade a serviço de um sistema público de saúde de qualidade", acontece a segunda edição do Congresso do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento é no Belém Hall Eventos e tem como objetivo atualizar conhecimentos e promover a integração entre os profissionais da área da saúde.

"Os desafios da Assistência à Saúde da População LGBTi+ e o Papel da Universidade", "Atualização no tratamento do Diabetes Mellitus", "Síndrome Congênita pelo vírus da Zika", "Ronco e apneia obstrutiva do sono" e "Novas perspectivas na protetização auditiva no implante coclear" são algumas das temáticas abordadas na programação, que conta com palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos e culturais.

Para isso, foram convidados especialistas de instituições do Pará e dos estados de São Paulo, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal, assim como os profissionais dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUJBB) e João de Barros Barreto (HUBFS), que formam o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

O coordenador da comissão organizadora e Gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo, professor Pedro Piani, explica que a segunda edição do Congresso do Complexo reflete "a trajetória consolidada de disseminação e debate de toda a produção de conhecimento em saúde que os serviços e grupos dos hospitais universitários podem oferecer à sociedade a partir suas referências".

Para o superintendente do Complexo e Presidente do Congresso, o médico e sociólogo Paulo Amorim, "representa uma oportunidade de discussão de temas de relevantes, pois ensejará debates pertinentes e entusiásticos que contemplarão a todos que tem sua atuação dentro da área da saúde".

Autógrafo – Uma das atividades culturais que fará parte da programação é a sessão de autógrafo do livro "Desenvolvendo Competências Pessoais para Viver Bem a Velhice", da professora da UFPA, Hilma Khoury, na quinta-feira, 13, às 15h30.

A publicação oferece aos leitores uma abordagem sobre o método para desenvolver atitudes positivas nas pessoas, na perspectiva de auxiliá-las para o enfrentamento das perdas e descoberta das possibilidades de ganhos para aproveitar a velhice. A programação cultural conta também com música e dança durante os dois dias de evento.

Serviço:

II Congresso do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh. Dias 13 e 14 de setembro no Belém Hall Eventos, localizado na rua Antônio Barreto, 1176, bairro do Umarizal. Inscrições serão aceitas pelo site até o dia do evento.
Mais informações:

http://agencia.portalfadesp.org.br/site/iicongressohospitalarufpa/


Texto: Edna Nunes e Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh