Livro sobre a endocrinologia e metabolismo visa o atendimento na urgência

A Editora da Universidade Federal (ed.ufpa) promoveu na sexta-feira, 31, no Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o lançamento do livro "Urgências em Endocrinologia e Metabolismo: Diagnóstico e Tratamento na Criança, no Adulto e na Gestante", coordenado pelo chefe da Unidade de Endocrinologia e Metabologia/ Diabetes do HUJBB, professor João Soares Felício. A publicação conta com 24 autores - entre médicos, ex-residentes e residentes da instituição hospitalar – e aborda a endocrinologia e o metabolismo na urgência, destinada aos endocrinologistas, pediatras e médicos que trabalham na UTI e Prontos Socorros Municipais (PSMs).

Na opinião do professor Felício, "esse momento de lançamento do livro é gratificante, principalmente, porque professores, alunos, técnicos e profissionais do Barros Barreto e da UFPA estão nos prestigiando. Estamos gratos a todos que estão aqui e que contribuíram de diversas formas para a sua elaboração, residentes, ex-residentes, professores do nosso hospital e à UFPA e Editora da UFPA (Ed.dufpa)". Segundo ele, é possível dizer que a publicação é o resultado de um trabalho feito "com carinho e muito cuidado pela família da endocrinologia do Barros Barreto", por zelar pela qualidade do seu conteúdo.

O lançamento nacional da obra ocorreu em Belo Horizonte, no início do mês de agosto passado, por ocasião do 33º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. Publicado originalmente em 2008, a nova edição surgiu da necessidade de atualizar um material conciso e específico na área da endocrinologia, com grande utilidade na prática médica. Com novos capítulos, importantes atualizações e criteriosa revisão, o livro apresentada uma sequência didática que facilita a busca rápida e agiliza o diagnóstico, com foco no tratamento.

Os temas foram divididos em três partes: Urgências Endócrinas, Distúrbios Eletrolíticos e Temas Gerais, que abordam todas as complicações envolvendo o diabetes, por exemplo, bem como os distúrbios do magnésio, potássio e fósforo, entre outros problemas endócrinos e metabólicos. Urgências em Endocrinologia e Metabolismo: Diagnóstico e Tratamento na Criança, no Adulto e na Gestante pretende ser um guia conciso e prático para médicos, professores, alunos e demais profissionais da área.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho disse que três motivos o levaram a prestigiar o lançamento do livro: "ser publicada pela editora da UFPA; ter autoria de docentes da UFPA, coordenado pelo Dr. Felício, que é docente e desenvolve um trabalho de pesquisa importante na nossa instituição; e possuir uma função importante no ensino, na formação dos nossos alunos". Para ele, a publicação tem importância em vários pontos de vista e repercute na qualidade do serviço prestado no hospital à população.

Na avaliação do superintendente do Complexo Hospitalar, Paulo Roberto Amorim, a obra oferecida pelo médico João Felício e sua equipe "põe a endocrinologia do HUJBB em um outro patamar, o da pesquisa, só que internacional, reconhecida e avaliada pelos Estados Unidos, demarcando com isso a evolução da endocrinologia daqui do nosso hospital". Ele comentou que pelo fato de estar destinada às urgências e emergências revela outro grau de importância, considerando que "as urgências endócrinas são muito graves".

Entre as colaboradoras do livro está a endocrinologista Mônica Cavalero, ex-residente do Barros Barreto. Ela revelou estar honrada em fazer parte do processo de construção da publicação, sobretudo, por ter presenciado o seu surgimento desde o início. "É uma publicação que o profissional da urgência e emergência precisa ter no seu plantão, para guiá-lo em toda a parte prática do atendimento e não deixar dúvida de como agir na hora desse tipo de atendimento", garantiu.

Texto e fotos: Edna Nunes – jornalista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.