Novos funcionários iniciam atividades no Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

O semestre começou com lotação máxima no auditório do Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ao todo, foram recebidos 217 novos funcionários, convocados no mês de junho no concurso da Ebserh que, após realizarem os exames admissionais ao longo do último mês, participaram do acolhimento hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), realizado nos dias 01 e 02 de agosto. 
 
Ao longo da manhã do dia primeiro, os concursados puderam conhecer o trabalho das gerências, divisões, setores e unidades que compõem o Complexo. O fluxo de funcionamento dos hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza (HUBFS) foi apresentado pela Gerente Administrativa Ivana Souza, que ressaltou a importância do acolhimento para que os novos empregados conheçam as funções das gerências do Complexo. 
 
Segundo ela, os trabalhadores chegam para fortalecer os eixos principais da missão dos hospitais universitários do Complexo: a assistência à saúde da população e a formação de novos profissionais. “Por isso, ao chegarem aos hospitais, é importante que conheçam as  gerências e suas chefias imediatas, que designarão seus planos de trabalho, para que possam efetuar suas funções com competência”. 
 
Foram também apresentadas as atividades da Gerência de Ensino e Pesquisa, representada pela Dra. Ana Yokoyama, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Bettina Ferro, que explicou a importância do incentivo à qualificação profissional, oferecido pelo Complexo através do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Meio Ambiente e Sociedade, que oferece vagas específicas para empregados do HUJBB e do HUBFS. 
 
A Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Bettina Ferro, Ana de Fátima Brito, e a enfermeira Elizabeth Pereira, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, expuseram as atribuições e a importância da Gerência de Atenção à Saúde (GAS) do Complexo. A divisão de Gestão de Pessoas, representada por Rafael Monteiro, por fim, repassou orientações gerais referentes aos direitos e deveres dos novos funcionários. 
 
No período da tarde houve o acolhimento dos concursados das áreas de radiologia, assistentes administrativos e técnicos de enfermagem. Assim como aconteceu pela manhã, Ivana Sousa; Ana Brito; e o chefe da Unidade da Saúde e Segurança do Trabalhador (USST), Wellington Lucas, apresentaram suas gerências, divisões e unidades. Ainda no dia primeiro foi realizada a assinatura do contrato dos novos funcionários do Complexo. 
 
Para Lena Miranda, assistente social recém contratada, a expectativa para o início das atividades é das melhores: “esse é um momento de conquista para todos nós, e eu estou feliz por estar voltando para a Universidade Federal do Pará, minha instituição de formação. Trabalhar aqui vai ser um desafio, pois o Complexo é um mundo, mas me sinto preparada”, explica.  A técnica em radiologia Giovana Abitbol Caetano relatou que a ansiedade para assumir o novo cargo é grande: "estou bem entusiasmada para iniciar logo a minha jornada de trabalho, para podermos acrescentar e absorver logo conhecimento”, aponta.
 
Visita no HUBFS - Na manhã do dia 02 foi a vez do Hospital Bettina Ferro de Souza receber os novos trabalhadores nos cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem, oftalmologista, anestesista, otorrinolaringologista e assistente administrativo que ficarão lotados na instituição hospitalar. Após breve apresentação das gerências, eles foram convidados a conhecer as dependências do Bettina Ferro, conduzidos pela enfermeira Tereza Martins, chefe da Divisão de Enfermagem (HUBFS) e a doutora Érika Badarane, chefe da Divisão Médica (HUBFS). 
 
A enfermeira Kath Bastos o momento foi de muito aprendizado relatou que o acolhimento superou suas expectativas: “eu já conhecia o Barros Barreto, hoje pude conhecer o Bettina e fiquei bem satisfeita com o que vi, é bem melhor do que eu imaginava”. Segundo ela, trabalhar no Complexo permite grandes oportunidades aperfeiçoamento, pois “por ser atrelado a uma Universidade e baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão, o Complexo me traz grandes expectativas de crescimento profissional, de aprender coisas novas e fazer novas amizades”, conclui. 
 
Ebserh – Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e administra atualmente 40 hospitais universitários em todo o Brasil, e é responsável por gerir o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf). Desde 2015 o Complexo Hospitalar da UFPA faz parte da Rede Ebserh, e em 2016 foi realizado concurso para o preenchimento de 815 vagas nas áreas assistencial, médica e administrativa. As convocações iniciaram no ano passado e seguem até janeiro de 2019.
 
Texto: Paola Caracciolo – Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Fotos: Paola Caracciolo e Edna Nunes – Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh