Rodas de Conversa em Cuidados Paliativos encerra o semestre de 2018

Nesta sexta-feira, 15, o Projeto Rodas de Conversa em Cuidados Paliativos encerra o semestre com o tema "Sedação Paliativa: quando e para quem?". A atividade ocorre das 9h às 12h, no auditório do Centro de Estudos Noel Nutels, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalarees (Ebserh). O evento acadêmico é destinado para profissionais, estudantes e residentes que fazem parte de equipes multidisciplinares da UFPA.

O projeto é desenvolvido pelo Serviço de Cuidados Paliativos Oncológicos (SCPO), da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com o objetivo de integrar equipes e refletir sobre temas relacionados à área de cuidados paliativos, para promover a humanização no atendimento de pacientes oncológicos.

No segundo semestre ocorrerá o segundo ciclo de palestras do projeto, com mais quatro rodas de conversa convidando paliativistas de outras instituições, visando compartilhar experiências e conhecimentos teóricos com a equipe de Cuidados Paliativos do Complexo, uma das duas únicas equipes da área no Estado do Pará.

Sedação Paliativa - Tema da roda na próxima sexta-feira, a sedação paliativa consiste em utilizar medicamentos em situações de grande sofrimento do paciente. "É um tema bem delicado, pois ele não pode ser banalizado, precisa ser comunicado para a família e às vezes o paciente decide pelo procedimento, como alívio de seu sofrimento", explica a enfermeira do Serviço de Cuidados Paliativos Oncológicos Cinthia Castro. Ela disse também que "pretendemos, com esta roda, influenciar um olhar mais humanizado dos profissionais, para que possam identificar situações através da escuta do paciente e, inclusive, promover que as equipes acompanhem pacientes de outras doenças crônicas que necessitem de cuidados paliativos".

Texto: Paola Caracciolo – Jornalista do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.