Complexo Hospitalar conta com mais de 50% dos concursados da Ebserh

Os hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que formam o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam na última sexta-feira, 1, mais 68 profissionais concursados da Ebserh. É a quinta convocação dos aprovados no concurso, realizado em 2016, com a oferta de 815 vagas, que devem ser preenchidas até o final de janeiro de 2019. No momento, 308 foram chamados pela empresa, mais de 50% dos 495 sinalizados para este ano, pelo presidente da empresa pública, Kleber Morais, ao superintendente do Complexo, o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim, na última vez que esteve em Belém em outubro de 2017.

A abertura do evento aconteceu no auditório com a apresentação dos gestores aos concursados e realização de palestras sobre a estruturação das instituições hospitalares, promovidas pelos gerentes de Administração (GAD), Ensino e Pesquisa (GEP), Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) e gerências de Assistência à Saúde (GAS) do HUBFS e HUJBB.

O superintendente Paulo Amorim recepcionou os concursados anunciando que as portas da superintendência estão abertas e que espera contar com eles como cogestores para administrar do Complexo. Ele ressaltou que, a partir de agora, ao ingressarem nos hospitais Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto fazem parte de uma empresa pública considerada a "maior rede de hospitais públicos universitários no mundo, congregando 40 unidades de saúde, com uma forma diferente de gerir e financiar. Além de ter uma grande atuação em todas as regiões do país e no exterior, mais precisamente com a França".

Entre os 68 acolhidos pelos gestores e trabalhadores do Complexo Hospitalar estava a assistente social Samara Rodrigues, que espera "encontrar um ambiente de trabalho com uma equipe interdisciplinar completa para trocar informações visando um aprendizado mútuo, independente de outros vínculos profissionais que vivenciados por mim". Natural de Belém, comentou que mesmo vivendo na capital paraense desde a infância, não tinha conhecimento da estrutura do HUJBB, onde está lotada. "Isso aumenta mais as minhas expectativas, por causa do que o hospital representa à capital paraense", enfatizou.

Ebserh - A Ebserh é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, que teve sua criação autorizada pela Lei 12.550, de 15 de dezembro de 2011. Ela administra o Barros Barreto e Bettina Ferro a partir da assinatura do contrato com a UFPA, em 13 de outubro de 2015.

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.