Membros das Cipas do Barros Barreto e Ebserh tomam posse

Os membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tomaram posse na sexta-feira, 27. O evento aconteceu na sala da Superintendência do Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Ebserh, formado pelos hospitais HUJBB e Bettina Ferro de Souza (HUBFS). O destaque foi a apresentação dos primeiros membros da Cipa da Ebserh, com representantes dos trabalhadores e da gestão da empresa.

Durante toda a semana os cipeiros vinculados à Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), lotados no HUJBB, participaram do treinamento para poder compor a comissão. Em meio às discussões para garantir a segurança do trabalhador no ambiente hospitalar, a prioridade dos participantes foi a construção dos mapas de risco do hospital. Para o coordenador do treinamento Jorge Telles, a capacitação é importante para consolidar novos olhares sobre o significado dos acidentes de trabalho para os funcionários que compõem a Cipa.

A nutricionista e presidente da Cipa/Fadesp, Silvia Gomes, informou que são muitos os desafios para enfrentar na gestão. Entretanto, garante que com a parceria e proximidade que a superintendência tem estabelecido, proporciona agilidade à resolução dos problemas. Está é sua 3ª presidência da nutricionista na Cipa e ela avalia "que o conhecimento faz toda diferença".

Ao estrear como presidente da Cipa pela Ebserh, a enfermeira Fatiane Santos, comenta que os desafios serão maiores e que com essa experiência espera ampliar seus horizontes em relação ao HUJBB, porque além de buscar resolver os problemas do seu setor, acompanhará os que afetam outros trabalhadores e assim pensar em soluções coletivas. "A gente não pode falar de ambiente humanizado para os usuários sem falar de saúde e segurança para o trabalhador, melhorar qualidade de vida dele (trabalhador) e, consequentemente, dos usuários", enfatizou.

Texto e fotos – Silvia Giese – Bolsista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.