Complexo Hospitalar faz a imunização dos trabalhadores contra a gripe

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) fará em maio a campanha de vacinação contra a gripe nos hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB). A imunização é destinada apenas aos mais de 1700 trabalhadores que atuam nas instituições hospitalares, vinculados à Ebserh, UFPA e Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). A realização é resultado de uma parceria entre a Unidade de Segurança e Saúde do Trabalhador, setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente e Divisão de Enfermagem, vinculados ao Complexo Hospitalar e conta com o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) e do Setor de Transporte da UFPA.

No HUJBB, a ação será nos dias 03 e 04, na sala 1 do Centro de Estudos, das 8h às 16h. No HUBFS, os técnicos de enfermagem aguardam os trabalhadores nos dias 07 e 08 de maio, na Sala 17 da Unidade de Otorrinolaringologia, no mesmo horário.

Meta - A 20a. Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe iniciou na última segunda-feira (23). A meta, segundo o Ministério da Saúde, é imunizar 54,4 milhões de pessoas, que fazem parte do grupo considerado mais suscetível ao agravamento de doenças respiratórias.

Por esse motivo, contabiliza como grupo prioritário à vacinação as grávidas em qualquer período gestacional, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores de saúde das áreas pública e privada, professores das redes pública e privada, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas aldeados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema penitenciário.

A vacinação se estende também às mulheres que tiveram bebês até 45 dias, as denominadas puérperas; e os que possuem doenças crônicas comprovadas por laudo médico, como as respiratórias, cardíacas, que doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras.

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, com informações do Ministério da Saúde.