HUJBB oferece rosas em outubro para combater o câncer de mama

A prevenção do câncer de mama é o mote da ação que a Unidade de Diagnóstico por Imagem, do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), prepara ao longo do mês outubro. A iniciativa, que inicia na  segunda-feira, 2, é da equipe do Serviço de Mamografia. O objetivo é lembrar que, além das realizações do exame de mamografia, a doença pode ser prevenida com informações.

Para despertar os pacientes, até o dia 31 de outubro o serviço faz a distribuição de material informativo e brindes na cor rosa, para deixar claro o engajamento ao movimento “Outubro Rosa”, surgido nos Estados Unidos na década de 1990.

Em 2016, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) fez uma estimativa de mais de 57 mil casos novos da doença, considerada mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.