Cinemed apresenta "Loucos de Amor" e debate a síndrome de Asperger

O projeto Cinemed do mês de setembro exibe "Loucos de Amor", de Petter Naess. A realização é da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A sessão é na quarta-feira, 27, das 14h às 17h, no auditório do Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). A programação científica e cultural se destina aos estudantes e profissionais de saúde e áreas afins, que podem se inscrever gratuitamente no local e data do evento. Para mais informações o telefone (91)3202-6652 e o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A película é inspirada na vida de dois portadores da síndrome de Asperger, um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética e que apresenta semelhanças com o autismo, mas que se diferencia por não apresentar atrasos no desenvolvimento cognitivo e na linguagem. O personagem Donald é taxista e estabelece uma rotina no seu dia a dia. Além de gostar muito de pássaros, o jovem tem habilidade com os números. A vida dele muda a partir do momento que conhece Isabelle, uma garota que frequenta o mesmo grupo de ajuda e que também é paciente de Asperger. Do elenco fazem parte Christa Campbel, Erica Leerhsen, Gary Cole, Jhon Goodwin, John Carroll Lynch.

Após a exibição do longa, o público participa de debate com a psicóloga Cláudia Letícia Fonseca, Chefe da Unidade de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente – Caminhar, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUJBB), que junto ao Barros Barreto formam o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Texto: Silvia Giese - Bolsista do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Imagem: Reprodução Google.