Sexta é dia de homenagear Nossa Senhora de Nazaré na UFPA

As comunidades acadêmica e hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) homenageiam a padroeira dos paraenses nesta sexta-feira, 22, a partir das 7h, iniciando no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e seguindo por todo o campus do Guamá - Profissional e Básico. O encerramento é no Complexo do "Vadião", com celebração de missa solene. A programação religiosa na cidade universitária é tradicional e faz parte do calendário da festa nazarena.

Por iniciativa dos servidores da universidade e instituições hospitalares, desde 2009 a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida pelo campus universitário. Antes da saída da romaria, a imagem peregrina visita as enfermarias, setores e unidades do HUBFS, para que pacientes e funcionários recebam a bênção da santa. Em seguida, sai em caminhada pelas ruas universitárias, onde as faculdades e institutos revelam a fé na Virgem por meio de solta de fogos, chuva de papel picado e de rosas.

Segundo a representante da coordenação do evento, Nádia Nogueira, desde "a primeira visita da imagem de Nossa Senhora no campus, isso oito anos atrás, a romaria apresenta crescimento de público. Atualmente, tomou uma dimensão tão grande que reúne pessoas de várias partes do Pará e até de outros estados da Região Norte, como Maranhão e Amapá".

A programação religiosa é organizada voluntariamente por funcionários, professores, estudantes e o Grupo de Oração Universitário (GOU), que investem em eventos sociais, para arrecadação de recursos à realização do evento mariano. A manifestação de fé é uma réplica da devoção dos paraenses à Virgem de Nazaré, que no segundo domingo de outubro é reverenciada pelas ruas de Belém em agradecimento às promessas alcançadas.

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.