Simpósio na UFPA reúne pesquisas da área de psicologia

A partir de terça-feira, 12, inicia o I Simpósio Cuidado, Desenvolvimento e Saúde, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Destinado para docentes, pesquisadores, estudantes e a profissionais de outras áreas da saúde, o evento segue até quinta-feira, 14, com um conjunto de estudos e pesquisas sobre cuidado, desenvolvimento e saúde dentro da abordagem em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Social. A organizado é do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFPA) e Núcleo de Teoria do Comportamento (NTPC). Os interessados em participar devem preencher um formulário de inscrição e enviar, até o dia 11 de setembro, para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O professor do PPGP e membro da coordenação do Simpósio, Janari Pedroso, explica que a iniciativa visa divulgar os resultados das pesquisas realizadas dentro do programa. "Por exemplo, temos pesquisas sobre a avaliação do desenvolvimento infantil e com bebês em cárcere, abrigo e creches. Esses estudos têm uma preocupação social quando envolvem populações em vulnerabilidade", disse.

Além de ser um espaço de divulgação científica, a programação traz palestrantes de peso nacional de diversas áreas da saúde. A conferência de abertura está marcada às 10h, do dia 12, e será proferida pela professora doutora Maria Beatriz Linhares, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP FMRP). Ela aborda o tema "Proteção ao desenvolvimento da criança na primeira infância".

Ao longo dos três dias, alunos e professores de outras instituições de ensino e saúde participam de mesas redondas, como a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-AM) e Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), parceiras do PPGP.

Veja a programação completa do evento no site do IFCH.

Texto: Silvia Giese – bolsista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh