Jornada Internacional contribui com estudos de casos dos alunos do Complexo

A II Jornada de Integração Internacional, promovida pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aconteceu com apresentação de estudos de casos de residentes da Multiprofissional em Saúde – Concentração em Saúde do Idoso. Os trabalhos apresentados na sexta-feira, 1, das 15h30 às 17h, na sala 4 do Centro de Estudos da Unidade Hospitalar João de Barros Barreto (UJBB), foram: "Estratégia de proteção em ventilação mecânica em paciente com meningoencefalite tuberculosa", de Mayara Santos; "Síndrome do desconforto respiratório agudo e hospitalização prolongada em uma unidade de terapia intensiva pediátrica", de Taiane Natividade; e "Extubação do paciente", de Rodney da Cruz. O objetivo de promover a integração internacional dos responderes fisioterapeutas dos programas de residência multiprofissional do Complexo.

O professor doutor da Universidade de Miami, Lawrence P. Cahalin, participou como convidado da jornada e possibilitou aos acadêmicos troca de experiência com os alunos, na perspectiva de enriquecer ainda mais suas produções. Ele comentou estar disposto a participar de eventos acadêmicos no Brasil, em especial na UJBB, pelo motivo dos brasileiros "terem uma grande expertise, muitas vezes, até mais em relação aos norte-americanos, principalmente na minha área fisioterapia cardiorrespiratória e aqui aprendo muito".

Lawrence afirmou estar impressionado com a capacidade prática e aplicável que os alunos da instituição hospitalar recebem em suas formações, "muito maior em comparação aos alunos que trabalham na terapia intensiva e cardiorrespiratória dos Estados Unidos, razão que me deixa motivado estar aqui".

Segundo a chefe da Unidade de Pós-Graduação e Residências da GEP, Laura Maria Tomazi Neves, a jornada é uma forma dos alunos, residentes e fisioterapeutas participarem da discussão de casos clínicos em inglês. Ela informou que a perspectiva é, futuramente, ser criada parceria junto à Universidade de Miami para possibilitar intercâmbio aos alunos da UJBB.

Estudo - Para o residente do 1o ano Rodney, a jornada foi uma "experiência gratificante e válida, porque nos ajuda a buscar novos conhecimentos. Então, o professor Lawrence nos possibilita complementação de conhecimento, tanto teórico, como prático, por nos repassar o protocolo que se usa em Miami".

O estudo de caso dele, "Extubação do paciente", consistiu no acompanhamento do desmame difícil da ventilação mecânica do paciente de tuberculose, para ajudar e orientar os profissionais as melhores técnicas e formas da retirada do equipamento, considerando o processo de reabilitação física, pulmonar.

Texto e foto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.