Serviços

Recursos Humanos HUJBB

 

Essa área é de responsabilidade da Coordenadoria de Recursos Humanos, que tem a competência de planejar, coordenar, supervisionar e controlar as ações relativas aos recursos humanos, com vínculo funcional permanente ou não à unidade hospitalar; e elaborar e conduzir a Política de Recursos Humanos relativa ao recrutamento, seleção, classificação de cargos e salários, avaliação funcional, treinamento, desenvolvimento, assistência e condições ambientais de trabalho.

A CRH é constituída de três Divisões:

  • I. DIVISÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR(DSST)

    Simone Lopes de Mattos ( Diretora/Chefe da DSST/HUJBB)

    Objetivo/missão:Vigiar e promover a saúde do trabalhador.

    Contato interno:32016715

    Segurança do trabalho:32016720

    e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

     

    COMPETÊNCIAS DA ENFERMAGEM (ENFERMEIRO, TÉCNICO E AUXILIAR DE ENFERMAGEM)

    Leila Maria De Souza Serejo (Enfermeira)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Keyla Tatyani De Souza Fontineli (Técnico De Enfermagem)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  (FADESP)

    Márcia Helena Maués De Abreu (Auxiliar De Enfermagem)   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Telefone do setor: 32106715

    1.     Planejar a participação do público-alvo nos exames periódicos em saúde, definindo cronograma, periodicidade e exames necessários de acordo com a legislação vigente.

    2.     Organizar perícias médico-odontológicas.

    3.     Atuar, junto ao Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, nas ações de promoção da saúde e prevenção de adoecimento e acidentes decorrentes da atividade laboral.

    4.     Emitir relatórios de atividade da Divisão de acordo com cronograma.

    5.     Auxiliar atividades administrativas da Divisão.

    6.     Participar, junto a equipe psicossocial, de visitas domiciliares aos trabalhadores em licença para tratamento de saúde.

    7.     Notificar paciente para realização do exame periódico em saúde.

    8.     Recepcionar o paciente agendado para consulta médica relativa ao exame periódico com atenção e cordialidade. Verificar peso e altura, aferir a pressão arterial e registrar os achados no prontuário médico da DSST.

    9.     Elaborar projetos e desenvolver campanhas e ações para promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

    COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS (AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO)

    Evaldo José Da Costa Barros (Auxiliar De Administração)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Telefone do setor: 32016715

    1.     Realizar levantamento de necessidade de material administrativo e solicitar reposição de estoque aos setores competentes.

    2.     Manter organizados os arquivos de prontuários médicos da DSST .

    3.     Receber e registrar em planilha os atestados médicos e odontológicos encaminhados à DSST .

    4.     Registrar em sistema específico as homologações de licenças médicas/odontológicas.

    5.     Entregar às chefias imediatas e à Coordenadoria de Recursos Humanos as comunicações de homologação de licenças por motivo de saúde, homologadas na DSST.

    6.     Redigir e encaminhar documentos oficiais da DSST (memorandos e ofícios).

    7.     Solicita aos setores competentes a realização de serviços de manutenção para o adequado funcionamento do setor.

     

    COMPETÊNCIAS DA EQUIPE MÉDICA

    Laércio Pontes Francês (Médico)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Marilda Jorge Santos Rocha (Médica)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Milene Cardoso Salgado Santos (Médica)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Edmundo José Veloso De Lima (Médico - Fadesp)

    Telefone do setor: 32016715

    1.     Analisar atestados médicos para homologação de licenças por motivo de saúde.

    2.     Registrar a concessão de licenças nos prontuários médicos da DSST.

    3.     Realizar a consulta médica relativa ao exame periódico de saúde, registrando informações acerca do estado de saúde do paciente, objetivando construir histórico e acompanhar a evolução da saúde.

    4.     Realizar exame médico admissional e demissional.

    5.     Emitir Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para pacientes que concluem o exame periódico anual.

    6.     Emitir Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) relativos a exame admissional e demissional.

     

    COMPETÊNCIAS DA EQUIPE PSICOSSOCIAL (PSICÓLOGO E ASSISTENTE SOCIAL)

    Deuzélia Maria Oliveira Do Carmo  (Assistente Social)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Cláudia Maria Monteiro Porto (Psicóloga)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  (FADESP)

    Telefone do setor: 32016715

    1.     Elaborar projetos e desenvolver campanhas e ações para promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

    2.     Realizar atendimento direto aos trabalhadores, conforme livre demanda durante o expediente de trabalho no hospital, encaminhando o paciente para atendimento especializado.

    3.     Realizar visitas domiciliares a servidores adoecidos em período de licença, oferecendo apoio emocional e acompanhando seu estado de saúde.

    4.    

    COMPETÊNCIAS ODONTÓLOGO

    Simone Lopes De Mattos (Cirurgiã-Dentista)   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Telefone do setor: 32016715

    1.     Analisar atestados odontológicos para homologação de licenças por motivo de saúde.

    2.     Registrar a concessão de licenças nos prontuários médicos da DSST.

    3.     Elaborar projetos e desenvolver campanhas e ações para a saúde bucal dos trabalhadores.

     

    COMPETÊNCIAS DA EQUIPE DE ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO (ENGENHEIRO E TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO)

    Lílian Rosa Saraiva Miranda (Engenheira Do Trabalho)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Jorge Antônio Teles (Técnico Em Segurança Do Trabalho)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Jorge Raimundo Oliveira Dantas (Técnico Em Segurança Do Trabalho)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Telefone do setor: 32016720

    1.     Realizar atividades de fiscalização de condições de segurança nos locais de trabalho, observando instalações e equipamentos.

    2.     Orientar trabalhadores sobre normas de segurança no trabalho, tendo em vista o controle dos riscos de acidentes e doenças profissionais.

    3.     Atuar no controle da poluição ambiental.

    4.     Coordenar a prevenção de incêndios.

    5.     Emitir pareceres técnicos sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho.

    6.     Orientar a gestão sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos no ambiente de trabalho.

    Identificar fatores de risco de acidentes de trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador.
  • II. DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE – DEP

    Diretora:Jacilda Soares da Silva Almeida

    Funcionária:Karla Fabiana Glins de Barros

    Estagiárias:

    Lilian Joyce Barros Coelho;

    Soraya Kelly Sozar Borges.

    Telefone: 3201-6672 / 6655

    Email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

     

    2 OBJETIVOS

    §  Objetivo Geral:

    Executar, acompanhar e analisar atividades de natureza técnico-científica de acordo com as áreas de atuação do hospital.

    §  Objetivos específicos:

    ·        Identificar as necessidades de capacitação, programas e projetos de desenvolvimento de recursos humanos;

    ·        Planejar e coordenar as atividades de acompanhamento funcional dos servidores.

     

    3 CRITÉRIOS GERAIS DE PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

    Normatização da Participação nos Cursos de Capacitação oferecidos pela Divisão de Educação Permanente –DEP/CRH:

    ·        Os servidores interessados em participar dos cursos de capacitação deverão efetuar sua inscrição na Divisão de Educação Permanente – DEP, localizada na Coordenadoria de Recursos Humanos, no período determinado em divulgação interna, após o preenchimento da ficha de inscrição devidamente assinada e carimbada pela chefia imediata.

    ·        A Divisão de Educação Permanente - DEP formará as turmas conforme os critérios de público alvo pré-estabelecidos para cada curso;

    ·        No caso de cursos direcionados para unidades/setores específicos, as inscrições serão feitas por meio de listagem encaminhada pela chefia imediata à DEP/CRH

     

    3.1 Dos compromissos

    3.1.1 Da organização do curso:

    Compete à Divisão de Educação Permanente:

    a) O gerenciamento dos cursos, coordenando sua elaboração, seu desenvolvimento e sua execução, bem como a apresentação de relatórios avaliativos às instâncias pertinentes;

    b) Informar às respectivas chefias imediatas a freqüência dos servidores participantes dos cursos/eventos de capacitação e aperfeiçoamento promovidos;

    c) Manter um banco de dados para armazenamento de todas as informações relacionadas à capacitação dos servidores técnico-administrativos, com vistas a subsidiar o plano estratégico da instituição e assegurar informações complementares aos processos de Progressão por Capacitação Profissional, nos termos da legislação pertinente.

    A Coordenadoria de Recursos Humanos compete:

    Supervisionar a realização dos cursos, diligenciando no sentido de garantir e fornecer os meios necessários para a execução dos mesmos, bem como decidir sobre os casos, neles, não previstos.

     

    3.1.2 Dos Instrutores /facilitadores:

    O facilitador é o agente indutor do processo de capacitação do servidor. Provoca e favorece a reflexão e a crítica, ao mesmo tempo em que conduz a aprendizagem para a aquisição de novos conhecimentos e aprimoramento da prática funcional.

    São da responsabilidade do facilitador:

    a) Fornecer o material didático à ser usado durante o curso para a DEP disponibilizar aos participantes;

    b) Cumprir o horário assumido junto à instituição;

    d) Controlar a freqüência do servidor-participante, comunicando à DEP os casos de abandono.

     

    3.1.3 Das chefias:

    As chefias exercem papel fundamental na capacitação dos servidores lotados em sua unidade, sendo um parceiro indispensável nesse processo de desenvolvimento.

    Compete às chefias:

    a) Elaborar o planejamento de participação, no âmbito de sua unidade, assegurando o acesso a todos os servidores nela lotados;

    b) Estabelecer as prioridades para a demanda interna, autorizando os servidores que participarão de cada curso;

    c) Compatibilizar horário de trabalho do servidor com o horário do curso, de forma a não prejudicar as atividades da unidade, conforme previsto na legislação pertinente;

    d) Acompanhar a freqüência do servidor durante o curso.

     

    3.1.4 Do servidor/participante:

    a) Observar as normas e os critérios estabelecidos no âmbito de sua unidade de trabalho, contidos no Plano de Desenvolvimento do Plano de Carreira dos Cargos Técnico administrativos e os previstos na legislação pertinente;

    b) Observar os preceitos deste regulamento, bem como as demais normas em vigor referentes aos cursos;

    c) Compatibilizar a sua carga horária de trabalho com o curso, de forma conciliatória com a sua chefia imediata e as necessidades de sua unidade, conforme previsto no §1° do artigo 98 da Lei nº 8.112/90;

    d) Inscrever-se no curso mediante preenchimento de Ficha de Inscrição na qual deve constar o pronunciamento da respectiva chefia imediata;

    e) Comunicar-se com polidez aos facilitadores, coordenadores e demais participantes dos cursos;

    f) Manter comportamento, apresentação e postura compatíveis com a condição de servidor público durante o curso;

    g) Participar do curso, observando a carga horária mínima estabelecida para cada curso;

    h) Aplicar os conhecimentos obtidos em seu desempenho funcional.

     

    3.2 Direitos do Participante

    a) Acessar gratuitamente o material didático usado durante o curso;

    b) Obter por meio da coordenação, as informações e os esclarecimentos necessários ao adequado desempenho de suas atividades no curso;

    c) Recorrer à Divisão de Educação Permanente (DEP/CRH) na eventual ocorrência de prejuízo aos seus direitos de participante.

     

    3.3 Sanções Disciplinares

    Os participantes estão sujeitos às seguintes penas disciplinares:

    a) Advertência, quando não observado os deveres;

    b) Desligamento do curso, nos casos de:

    (1) Reincidência no descumprimento ao contido neste regulamento;

    (2)Provocação dolosa de danos ao patrimônio do HUJBB ou sob sua responsabilidade;

    (3) Prática de outros atos definidos como crime no Código Penal;

    (4) Prática de atos ilícitos como assinar freqüência e não comparecer ao curso e assinar por terceiros.

    c) Em caso de abandono ou desligamento de um curso, sem comunicar a coordenação o servidor terá sua inscrição recusada nos próximos dois cursos oferecidos pela CRH/DEP.

    Caberá a DEP registrar as ocorrências e garantir a aplicação das penalidades pertinentes.

     

    3.4 CERTIFICAÇÃO

              Os participantes farão jus à certificação de conclusão do curso, se apresentarem mínimo de 75% de freqüência ao curso, comprovados através de assinatura da lista de freqüência e a participação nas atividades dos cursos. Os certificados serão entregues ao final total dos módulos.

    Receberá o certificado de conclusão do curso o servidor que obtiver a freqüência mínima exigida (75%) e for considerado apto pelos facilitadores.

               Os certificados serão emitidos pela DEP.

    Os servidores que não se habilitarem a receber o certificado por não atingir a freqüência mínima exigida para cada curso deverão apresentar justificativa, visada por sua chefia imediata. Caso contrário, será aplicada a mesma sanção que nos casos de abandono ou desligamento.

    Caberá a DEP registrar as ocorrências e garantir a aplicação das penalidades pertinentes.

     

    4 ATIVIDADES REALIZADAS PELA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE – DE ACORDO COM O ARTIGO Nº 84 DO REGIMENTO INTERNO DO HUJBB:

                 I.  Cumprir o plano de desenvolvimento dos hospitais, através do PDHU / CAPACIT;

    II.   Alinhar os planos de educação, treinamento e desenvolvimento dos servidores ao Plano de Gestão Hospitalar – PGH / HUJBB;

    III.  Cumprir metas de educação e capacitação estabelecidas no POA;

    IV.  Diagnosticar as necessidades de treinamento do HUJBB, orçar essas necessidades traduzidas em programas de capacitação e viabilizar sua execução;

     V.  Realizar semestralmente avaliação qualitativa, quantitativa e financeira da Programação de Treinamento.

     

    5 OUTRAS ATIVIDADES:

    §  Recebimento e encaminhamento de documentos relacionados à capacitação e qualificação dos servidores à UFPA;

    §  Recebimento de solicitações de participação de eventos externos;

    §  Encaminhar relatório referente aos cursos realizados à Coordenadoria Acadêmica e ao NPA.

  • III. DIVISÃO DE PESSOAL (DP)
    SERVIDORES/FUNCIONÁRIOS:
    ŸAgnaldo Braga Lima - Assistente em Administração ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
    ŸIzabela Merencio da Costa Alves - Agente administrativo
    ŸMíriam Oliveira dos Santos - Secretária Coordenação de RH
    ŸKelly Raquel Resque Vasconcelos – Agente Administrativo
     
    Competências desenvolvidas na Divisão de Pessoal:
    •Atender servidores, com clareza e objetividade, conforme Legislação 8112/1990;
    •Participar das reuniões mensais do CRH de chefes e gerentes;
    •Coordenar contratos de gestão de pessoal, em tempo hábil, conforme Legislação 8112/90;
    •Cadastrar e atualizar arquivos de registros e de assentamentos funcionais dos servidores, conforme Legislação 8112/90;
    •Expedir certidões, atestados, declarações e em tempo hábil conforme Legislação vigente;
    •Registrar escala de plantão dos servidores, no Sistema de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), sem erro de digitação, conforme Decreto nº. 7082 de 27 de janeiro de 2010 do Ministério de Educação.
    •Planejar atividades de Gestão de Pessoas, a serem desenvolvidas, de acordo com a Legislação 8112/90;
    •Coordenar contratos de gestão de pessoal,com clareza e exatidão, conforme Legislação;
    •Avaliar documentação de Sindicância , respeitando a legislação 8112/1990;
    •Manter informações atualizadas, com sigilo e normas sobre dispositivos legais na área de Recursos Humanos.
    •Controlar, organizar e atualizar registros de freqüência dos servidores e/ou servidores, possibilitando o acompanhamento sistemático das informações na área de sua competência, bem como a lotação numérica e nominal de cargos e funções dos servidores por unidade;
    •Constituir Avaliação de Desempenho e instruir processos relativos à concessão de direitos, vantagens e benefícios de servidores, conforme Legislação 8112/90;
    •Analisar descrição de cargos dos funcionários admitidos da FADESP bem como analisar contratos vigentes conforme legislação vigente;
    •Alimentar  planilha do Sistema GEFIP e/ou SEFIP, com precisão sem erro de digitação, conforme informação da Caixa Econômica.
     
    III. 1. SEÇÃO DE CADASTRO E MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL E ARQUIVO
     
    Competências desenvolvidas por Seção de Cadastro e Movimentação de Pessoal e Arquivo:
    •Atender servidores, com clareza e objetividade, conforme Legislação de 8.112/90;
    •Confeccionar Portarias, em tempo hábil, conforme legislação 8.112/90;
    •Alterar conta bancária, sem erro de digitação, conforme formulário específico que se encontra site da PROGEP  ;
    •Alterar dados pessoais, sem erro de digitação conforme formulário específico que se encontra no site da PROGEP;
    •Fazer registro de faltas de servidor no Sistema do SIAPE, em tempo hábil, conforme Legislação 8112/90;
    •Fazer registro de Licença Saúde dos servidores no Sistema do SIAPE, em tempo hábil, conforme Legislação 8112/90;
    •Fazer levantamento de Portaria de servidor, de modo claro e objetivo, mediante autorização do diretor da Unidade;
    •Avaliar documentos a serem arquivados, mediante codificação, confeccionada no sistema Word;
    •Arquivar documentos de servidores em geral de ofícios, memorandos, e outros relacionados aos recursos humanos, conforme legislação 8112/90.
     
    III.2.    SEÇÃO DE PAGAMENTO 
     
    Competências desenvolvidas por Seção de Pagamento:
    •Atender aos servidores, com clareza e objetividade, em assuntos relativos à folha 
    •Coordenar e executar folha de pagamento, mediante Sistema SIAPE, conforme Legislação 8112/90;
    •Acompanhar as operações da folha de pagamento, em tempo hábil, conforme Sistema do SIAPE;
    •Acompanhar as ações de planejamento e de orçamento referente às despesas com pessoal, conforme Legislação 8112/90;
    •Gerar e analisar dados necessários para fundamentar pedidos de recursos financeiros e créditos suplementares para pagamento de pessoal, mediante Sistema SIAPE;
    •Analisar e controlar, processos de concessão de vantagens, de modos legais e obrigatórios, mediante as Coordenadorias de Legislação e Orientação Normativa e de Registro e Movimentação;
    •Controlar as ocorrências de frequência de pessoal, no Sistema de Pagamento, conforme Coordenadorias de Legislação e Orientação Normativa e de Registro e Movimentação;
    •Expedir fichas financeiras aos servidores, em tempo hábil, mediante preenchimento de formulário específico;
    •Atualizar endereço eletrônico e desbloqueio mediante formulário específico, conforme Sistema do SIAPENET;
    •Desempenhar outras atividades, relacionadas ao Sistema WORD, conforme Legislação 8112/90.
     
     
     

Coordenador de Recursos Humanos: Sr. José Miguel da Conceição Ferreira