Plano de melhoria da gestão- AEGES

Os desafios postos às organizações públicas para a obtenção contínua por melhores resultados, com vistas à excelência, constituem uma realidade nos dias atuais, sendo crescente o nível de exigência pela modernização da gestão dessas organizações. Em se tratando de hospitais públicos, esses desafios assumem proporções mais expressivas, dado ao passivo histórico de dificuldades que tem caracterizado a saúde pública em nossa região, bem como à persistência de obstáculos e de limitações técnicas e culturais de toda ordem que resistem às soluções implementadas, sem lastros estruturantes na maioria dos casos. Esses fatores, que se avolumam e prosperam ao longo do tempo, obstaculizam o desenvolvimento de práticas gerenciais inovadoras, que são imprescindíveis na atual conjuntura de exigência de um contínuo equacionamento de recursos frente a demandas crescentes por serviços de qualidade.
Visando dar início a um processo institucional e metodologicamente estruturado de modernização da gestão do HUJBB para atender as demandas por bons desempenhos contínuos e por excelência em gestão, aderimos ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). Seguindo a metodologia do GesPública, foi organizado as oportunidades de melhorias(OPs) em formato de um plano, denominado de Plano de Melhoria da Gestão (PMG). O PMG se consubstancia num conjunto de procedimentos (atividades, metas, prazos e indicadores definidos) que incidirão sobre as OPs, cuja finalidade será a de efetivamente viabilizá-las como oportunidades de melhoria.