Programas e Projetos

Programa de Assistência aos Portadores de Diabetes e Hipertensão
 
Atende pacientes portadores de diabetes e hipertensão, com consultas, internação, apoio psicossocial, distribuição de medicamentos assegurados com recursos do Ministério da Saúde, reuniões em grupo e palestras educativas.
 
Programa de Assistência aos Portadores de Fibrose Cística
 
Atende pacientes, a maioria crianças, portadores de fibrose cística, com consultas, internação, apoio psicossocial e distribuição de medicamentos assegurados com recursos do Ministério da Saúde.  O HUJBB é a única instituição de saúde do Estado que faz o diagnóstico e oferece atendimento multidisciplinar aos portadores dessa doença.
 
Programa de Assistência aos Portadores de Tuberculose Multirresistente
 
Atende pacientes portadores de tuberculose multirresistente, com consultas, internação e apoio psicossocial e distribuição de medicamentos assegurados com recursos do Ministério da Saúde, reuniões em grupos e palestras educativas. Mantém uma campanha permanente de arrecadação de alimentos para serem doados aos pacientes.
 
Programa de Assistência Domiciliar (PROAD)
 
Tem o objetivo de prestar assistência multidisciplinar a pacientes egressos da internação, desenvolvendo ações cuidativas na privacidade e segurança da casa do paciente, buscando melhor qualidade de vida. Possibilita ao paciente e sua família maior autonomia e controle sobre a tomada de decisões relacionada ao cuidado com a saúde. O Proad oferece campo de estágio e pesquisa para estudantes e profissionais de saúde com atenção especial para a importância do atendimento domiciliar e o trabalho multidisciplinar.
 
Por outro lado, o Proad aumenta a rotatividade dos leitos hospitalares do HUJBB, reduzindo o tempo de permanência e custo hospitalar, mantendo a qualidade do atendimento ao paciente que tem dificuldade de se deslocar de casa por diversos fatores, sem representar um risco de agravamento do quadro clínico.
 
Programa de Assistência aos Portadores de Hepatites Virais
 
O HUJBB integra ativamente o Programa Nacional de Hepatites Virais, disponibilizando diagnóstico e tratamento para pacientes portadores das hepatites B e C crônicas. Com apoio do Laboratório Central da Sespa, o Ambulatório de Gastroenterologia e Hepatologia do HUJBB realiza o diagnóstico molecular das hepatites virais e assegura o tratamento dos pacientes, garantindo, inclusive, os medicamentos específicos, que estão disponíveis na farmácia do hospital.
 
Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar
 
O Programa propõe um conjunto de ações integradas visando a mudar consideravelmente o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Brasil, melhorando a qualidade e a eficiência dos serviços prestados por essas instituições. O HUJBB desenvolve ações de humanização junto aos usuários e servidores.
 
Projeto “A Visão do Outro Lado”
 
É desenvolvido por equipe multidisciplinar da Clínica Pediátrica e tem o objetivo de amenizar o estresse gerado pela internação hospitalar, mostrando às crianças e seus acompanhantes um lado bom do hospital. Ir à brinquedoteca, participar de piquenique, passeios fora do Hospital e festas em datas comemorativas são algumas das atividades desenvolvidas que contribuem muito para a recuperação da criança, que passa a aceitar melhor o tratamento.
 
Projeto Sala de Espera
 
Destinado a usuários dos serviços do Ambulatório e Meios Diagnósticos, o Projeto tem como finalidades: proporcionar à clientela do HUJBB uma espera mais agradável, reduzindo o cansaço e estresse; informar e orientar os usuários sobre cuidados com a saúde, práticas de higiene, relações humanas e funcionamento dos serviços; facilitar a rotina de atendimento do Hospital, valorizar a relação usuário-serviço; e contribuir com a formação de estudantes dos cursos da área de saúde. Para isso, disponibiliza material de leitura, dinâmicas e palestras educativas. O Projeto é desenvolvido pelo Serviço de Enfermagem do Ambulatório e Serviço Social do HUJBB, com apoio de estagiários dessas áreas.
 
Projeto Cine-Med
 
Foi implantado em 2002, passando a integrar a disciplina Ética Médica do Curso de Residência Médica do HUJBB. O objetivo é aplicar de forma dinâmica a disciplina Ética Médica e promover debate e reflexão com a participação de professores, médicos, residentes e outros profissionais de saúde a partir do tema do filme. As sessões ocorrem sempre na última sexta-feira de cada mês, no auditório do Hospital, com entrada franca.
 
Projeto Sentinela
 
É um projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que tem como objetivo principal manter uma Rede Nacional de Serviços para notificação de Eventos Adversos e Queixas Técnicas de produtos de saúde, insumos, materiais, medicamentos, saneantes, kits para provas laboratoriais e equipamentos médico-hospitalares, com a finalidade de subsidiar a Anvisa nas ações de regularização desses produtos no mercado, garantindo mais segurança e qualidade para pacientes e população em geral.
 
A metodologia se baseia em coletas diárias de informações dos pacientes atendidos no Hospital, por meio de preenchimento da ficha de detecção de reações e eventos adversos. Trata-se de um trabalho de investigação e é realizado pela busca ativa e ou notificação espontânea.
 
Qualquer suspeita envolvendo algum produto para a saúde em uso no serviço deve ser comunicada à equipe da Gerência de Risco, que analisa cada caso e notifica à Anvisa.
 
A partir dessas informações, a Anvisa, como órgão regulamentador, realiza o acompanhamento dos produtos de saúde pós comercialização, e assim pode garantir a qualidade para utilização desses produtos no mercado.