Assistência à Saúde

Essa área é de responsabilidade da Coordenaria Assistencial, que coordena as atividades médicas e de diagnósticos e tratamento em seus objetivos de assistência à saúde.

Ambulatório

Com 35 consultórios, o Ambulatório de Especialidades do HUJBB disponibiliza consultas das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Clínica Pediátrica

Situada no 2º andar do Hospital, a Clínica Pediátrica dispõe de 43 leitos em enfermaria e 4 em isolamentos, atende pacientes com doenças infecciosas e parasitárias como pneumonia, tuberculose, derrame pleural, meningites, encefalites, leishmaniose visceral, asma brônquica, fibrose cística, abscesso pulmonar, tétano, malária, dengue, entre outras.

Clínica Cirúrgica

Também situada no 2º andar do HUJBB, a Clínica Cirúrgica dispõe de 44 leitos, sendo 34 operacionais, 4 especiais em Unidade de Recuperação e 6 de cirurgia ambulatorial. Realiza, em média, 4.400 procedimentos ao ano nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cabeça e Pescoço, Cirurgia Vascular/Tecido Conectivo e Cirurgia Urológica.

Clínica de Infectologia

Localizada no 3º andar do prédio, a Clínica de Infectologia ou DIP (Doenças Infecciosas e Parasitárias) como é mais conhecida, dispõe de 68 leitos, dos quais tem 5 de isolamento e 28 estão destinados a pacientes portadores de HIV/Aids, doença para qual o HUJBB é referência nacional.

Outras doenças frequentemente atendidas são a leptospirose, as meningites, hepatites, sepse, estafilococcia, febre tifóide, tétano, doenças oportunistas da Aids, especialmente as meningoencefalites criptocócica e tuberculose, neurotoxoplasmose, candidoses e outras.

Por ter um processo de trabalho multidisciplinar, são várias as categorias profissionais envolvidas nos cuidados com o doente, como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapuetas, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, além do apoio administrativo.

Clínica de Pneumologia

Está situada no 4º andar, ala leste e oeste. Dispõe de 68 leitos, entre os quais 4 são destinados a Tuberculose Multirresistente. Interna principalmente pacientes com tuberculose, asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquiectasia, pneumonia, derrame pleural, abscesso pulmonar, pneumopatias intersticiais difusas, câncer de pulmão e micoses pulmonares.

A Clínica conta com apoio diagnóstico especializado, laboratório de função pulmonar dispondo hoje de sofisticado aparelho de teste de difusão com monóxido de carbono e hélio além de ergoespirmetria, pioneiros no Estado do Pará.

Clínica Médica

Funciona no 5° andar e interna, principalmente, pacientes com diabetes, cardiopatias, cirrose hepática, dentre outras enfermidades. Possui 42 leitos e dispõe 12 deles para os serviços de gastroenterologia, endocrinologia e geriatria.

Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)

Localizada no 2° andar, em frente ao Centro Cirúrgico, a UTI é um complexo sistema de monitoração contínua de pacientes que exigem atendimento médico e de enfermagem ininterruptos, classificados como graves ou críticos. Possui 10 leitos, sendo dois infantis.

Na UTI as atividades são desenvolvidas por profissionais que lidam diariamente com situações extremas. A equipe médica é formada por 10 médicos que se revezam em regime de plantão de seis horas, durante o dia, e doze horas, no período noturno e final de semana.

Patologia Bucal

O Serviço de Patologia Bucal-Maxilofacial do HUJBB foi criado em 2006 e tem a finalidade de oferecer à Rede Pública de Saúde do Estado uma referência, de fácil acesso, para o diagnóstico e tratamento das lesões pré-malignas e malignas na cavidade oral.

Para ser atendido no serviço, basta apenas um encaminhamento de qualquer profissional da área da saúde.

A equipe da patologia bucal também presta atendimento aos pacientes que apresentam alterações bucais e que estejam internadas no hospital, como crianças portadoras de fibrose cística, HIV e demais clínicas.

Enfermagem

Sua missão é promover a continuidade dos cuidados de enfermagem através de trabalho personalizado e compreensivo, durante o diagnóstico, tratamento, reabilitação e prevenção de nosologias.

A Enfermagem do HUJBB tem como áreas de atuação a assistência aos pacientes nas clínicas de internação e unidade ambulatorial, onde realiza consultas de enfermagem e procedimentos diversos de apoio aos serviços e programas. Atua ainda no Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Comissão de Avaliação de Prontuário de Alta e Óbitos, Comissão de Suporte Nutricional e Divisão de Treinamento e Programa de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Saúde (Proaps).

Nutrição e Dietética

Fornece alimentação planejada, balanceada e preparada de acordo com as normas da dietética e dietoterapia aos pacientes internados, acompanhantes, residentes e funcionários plantonistas. Coordena o sistema de previsão, aquisição, armazenamento e controle dos gêneros alimentícios, equipamentos e outros materiais utilizados na SND; realiza assistência nutricional a pacientes internados e de ambulatório, contribuindo para a recuperação da saúde dos mesmos; e quando necessário, introduz Terapia Nutricional Enteral nos pacientes críticos.

Fonoaudiologia

Atua na prevenção, avaliação e reabilitação dos distúrbios da voz, fala, linguagem, audição e deglutição. Realiza atendimentos clínicos em nível ambulatorial e internação. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira no horário das 7h30 às 18h.

O Serviço conta com uma equipe de duas fonoaudiólogas especializadas em atendimento hospitalar que participam continuamente de pesquisas científicas vinculadas ao Hospital e reuniões interdisciplinares, viabilizando ampliação na atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, proporcionando ao Hospital lugar de referência regional nessa área.

Psicologia

O Serviço de Psicologia tem o objetivo geral de disponibilizar atendimento psicológico aos pacientes vinculados ao hospital a partir das ações de prevenção de agravos, recuperação e promoção da saúde em nível ambulatorial e de hospitalização. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e em caráter emergencial.

Atua em todos os serviços de assistência do HUJBB, atendendo na Sala de Atendimento, que funciona no andar térreo, nos setores de internação e nos Programas de Ambulatório como o Programa de Diabetes, Fibrose Cística, Tuberculose Multirresistente e Programa de Atendimento Domiciliar (Proad).

Fisioterapia

A Seção de Fisioterapia possui uma equipe de 13 profissionais atuando em todas as clínicas do hospital e realiza atividades de acompanhamento fisioterapêutico respiratório ambulatorial; orientações domiciliares a pacientes provenientes do interior do Estado; atendimento fisioterapêutico a pacientes clínicos e cirúrgicos internados em UTI e enfermarias; e participação em projetos multiprofissionais como Fibrose Cística, Diabetes e Hipertensão Arterial.

Terapia Ocupacional

Atua contribuindo de maneira eficaz na investigação diagnóstica; reabilitação das funções físicas e mentais do paciente; estimulação da independência nas atividades da vida diária e prática; confecção de adaptações; função como indivíduo dentro do seu ambiente familiar e social; prevenção da ociosidade e da depressão; e contribuição para melhoria da qualidade de vida, dentro das possibilidades e limitações do indivíduo.

O eixo da assistência em Terapia Ocupacional está centrado na relação terapeuta-paciente-atividades, sendo as atividades (artísticas, estruturadas, de vida diária, de trabalho e lazer) o principal instrumento de trabalho. Os atendimentos podem ocorrer em grupos ou individualizados, no leito ou em outro local adequado, conforme a necessidade do paciente.

O Serviço de Terapia Ocupacional do HUJBB conta, atualmente, com três profissionais, que atuam no CTI, Clínica Médica, Clínica de Infectologia (DIP) e na Clínica Pediátrica.