Capacit e hospitais universitários realizam cursos de capacitação para servidores da UFPA e FADESP

O Centro de Capacitação (Capacit) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com os Hospitais Universitários Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza, está com as inscrições abertas paras os cursos de Assistência de Enfermagem no Tratamento de Feridas e de Técnica de Esterelização de Instrumentos. São 30 vagas abertas em cada curso para servidores da UFPA e também para contratados FADESP. Para se inscrever acesse www.capacit.ufpa.br.

O curso de Assistência de Enfermagem no Tratamento de Feridas é o primeiro a ser realizado, começa no dia 6 de outubro e segue até o dia 10 de outubro com aulas no horário de 8h ás 12h. A carga horária é de 20 horas, onde as facilitadoras Lisiany Santana e Clarice Dias abordarão um conteúdo envolvendo os seguintes pontos: história e evolução no tratamento de feridas; medidas de prevenção e controle de infecções no manejo das feridas; características das feridas; funções vitais e importância da preservação da pele; aspectos Morfo-Funcionais da pele e fisiologia cutânea; fases do processo de cicatrização; epidemiologia e farmacologia aplicada ao tratamento das feridas; diferenciação das lesões e formas de avaliação; Úlceras Vasculares: Diagnóstico diferencial; Feridas Oncológicas e cuidados paliativos; além de normas e técnicas para realização de curativos.

Já o curso de Técnica de Esterilização de Instrumentos será realizado no período de 3 a 19 de novembro, no horário de 9h ás 12h, com o objetivo de apacitar servidores na aplicação das normas e recomendações vigentes que requerem que os instrumentos, campos e todo o material utilizado em centros cirúrgicos e ambientes afins, sejam esterilizados com confiabilidade desde a preparação dos instrumentais até a esterilização dos mesmos após a cirurgia. O curso com carga horária de 40 horas terá Danielle Cruz como facilitadora e abordarão os seguintes temas: os instrumentos e sua fabricação; instrumentos e sua conservação; considerações gerais quanto ao processo de limpeza; O que é esterilização de instrumentos; Tipos de esterilização de instrumentos; além de normas e legislação vigente.

Para mais informações sobre ambos cursos entrar em contato com o coordenador destes, Valentim Miranda, pelos telefones (91) 3201-8092 / 8093 e pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .