Câmara Técnica de Humanização debate ações nos hospitais

Reunindo os responsáveis pelo setor de humanização de diversos hospitais da região metropolitana de Belém, a reunião da Câmara Técnica de Humanização realizada hoje pela manhãno auditório da Unacon do Hospital Universitário João de Barros Barreto foi mais um passo para realização de um planejamento estratégico que envolve todos os hospitais da RMB hámais de 5 anos.

O dr. Antonio Carlos Franco da Rocha, diretor do HUJBB, abriu o evento falando sobre a realidade da saúde no Estado do Paráe do HUJBB, que passam por momentos difíceis e que apenas com muito trabalho e dedicação dos profissionais envolvidos conseguirásair da atual conjuntura. “Épreciso transformar adversidade em qualidade para que nossos problemas de hoje nos façam crescer amanhã”, analisou o diretor.

Ainda no início da reunião o coordenador da Câmara Técnica de Humanização, Guilherme Martins, falou sobre a política de inclusão do setor setor e humanização dos hospitais, a qual ele acredita ser a maior iniciativa de inclusão do SUS. Para finalizar o momento inicial a psicóloga e integrante do GT de Humanização do HUJBB, Simone Abraão, fez uma dinâmica com os participantes sobre problemas e iniciativas para resolução desses. Ela trouxe também um vídeo motivacional.

DEMANDAS

A coordenadora do GT de Humanização do HUJBB, Aderli Góes Tavares, iniciou falando sobre o plano anual de humanização do HUJBB e trouxe àreunião algumas dúvidas sobre como fazer sua criação. Com foco nos três pilares da humanização, acolhimento, ambiência e clínica ampliada e nos moldes da EBSERH, Aderli apresentou uma proposta de ação que foi debatida com o restante do grupo, onde foi verificada a necessidade de uma ação conjunta a outros setores, como ouvidoria, direção e usuários.

Maria Laídes Barros, do grupo de humanização do Hospital Ophir Loyola, demonstrou algumas demandas da instituição e contou com o apoio dos demais integrantes da Câmara para debatê-las. Outro foco foi quanto aos cursos de formação de educação continuada ofertados pela Câmara Técnica e a importância desses cursos serem divulgados e aproveitados por mais pessoas.

CTH

Estavam presentes na reunião o diretor do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), dr. Antonio Carlos Franco da Rocha, a coordenadora do grupo de trabalho de humanização do HUJBB, Aderli Tavares e representantes do GT de Humanização do HUJBB. De outros hospitais estavam presentes: do Hospital Ophir Loyola, Maria Laides Barros; da Santa Casa de Misericória do Pará, Edna dos Santos; do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, Aline Bezerra; do HPSM, JoséRaimundo, Kátia Campos e Jacilda Almeida; do Hospital Regional Abelardo Santos, Eliete dos Santos; do Hospital Metropolitano, Roberta Cardins; representando a Secretaria Municipal de Saúde, Nahima Albuquerque; representando a Secretaria de Estado de Saúde Publica, Ana Vicentina de Sousa; e o coordenador da câmara técnica de humanização, Guilherme Martins.

A próxima reunião serádia 31 de outubro no Hospital Regional de Mosqueiro e em seguida seráHospital Regional dedno Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza no dia 20 de novembro.