Quem Somos

Em 2016, o hospital realizou o total de 61.877 consultas médicas e 2.785 procedimentos cirúrgicos. O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa e faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) e atende gratuitamente a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital conta com 26.420 metros quadrados de área construída e estão cadastrados no Ministério da Saúde (MS) 218 leitos e 30 consultórios, quatro salas de cirurgia, três salas para cirurgia ambulatorial e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na área de Assistência o HUJBB oferece consultas e internação em diversas especialidades, como Clínica Médica, Pneumologia, Infectologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia e Urologia.

O Hospital dispõe também de um Centro de Diagnósticos, que realiza exames laboratoriais, diagnóstico por rádio imagem, provas de funções respiratórias, exames endoscópicos, métodos gráficos e reabilitação através de fisioterapia e terapia ocupacional.

Além disso, possui ainda exclusiva Unidade de Diagnóstico de Meningite que está sendo credenciada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, com serviços de Oncologia Clínica e Radioterapia, que vão funcionar em um ambulatório em prédio anexo ao hospital.

Consolidação - O hospital está em fase de consolidação do modelo de gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei 12.550, de 15 de dezembro de 2011, com objetivo de prosseguir o processo de recuperação dos hospitais universitários federais.

Adesão – A Administração Superior da UFPA anunciou a adesão à Ebserh em 18 de dezembro de 2013, aprovada em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun). A assinatura do contrato com a empresa ocorreu no dia 13 de outubro de 2015. A gestão plena do Complexo Hospitalar Universitário pela Ebserh, ao qual estão vinculados os hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB), efetiva-se após a fase de transição, que é de 18 meses, contados da assinatura do contrato, e pode ser prorrogado por termo aditivo.

A cláusula décima segunda prevê que o contrato poderá ser extinto por resolução de ambas as partes, por rescisão unilateral, "em virtude de extinção da unidade hospitalar, por inexecução ou execução inadequada e por anulação, observando o devido processo legal e a ampla defesa". O contrato foi celebrado pelo prazo de 10 anos e pode ser prorrogado mediante Termo Aditivo, observando o prazo para cumprimento de novo plano de metas aprovado pelas partes.

Modernização - Também para modernizar os HUs, desde 2010, outra medida adotada pelo Ministério da Educação foi por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado pelo Decreto nº. 7.082, administrado pela Ebserh desde a criação da Lei 12.550. Hoje, a rede de HUs federais é formada por 50 hospitais vinculados a 35 universidades federais.

A Ebserh é responsável pela gestão de 39 hospitais universitários federais, em que suas respectivas universidades optaram por assinar contrato com a estatal. Com a manifestação da universidade pela contratação, é iniciado o processo de caracterização do hospital, com o dimensionamento dos serviços e a necessidade de contratação de pessoal para a posterior realização do concurso público. Após a assinatura do contrato entre a Universidade Federal e a Ebserh, é finalizado o trabalho de dimensionamento do quadro de pessoal e o Plano de Reestruturação da Unidade.

Para ter acesso ao Contrato e Plano de Reestruturação do HUJBB, basta acessar a página da Ebserh (www.ebserh.gov.br), em Navegação, entrar em Filiais da Ebserh, e, em seguida, Região Norte, e escolher HUJBB. Os links ficam na lateral direita da tela.

Endereço: O Barros Barreto fica na rua dos Mundurucus, 4487, esquina com a travessa Barão de Mamoré, no bairro do Guamá. CEP: 66073-000.
Clique AQUI e acesse a lista telefônica do Hospital.