Pautas

  • Campanha para detecção da Hepatite C

    O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) promove neste mês de julho mais uma semana de campanha de exames para identificação dos casos de Hepatite C. Os exames estão sendo realizados, no corredor de entrada principal do hospital, por profissionais que estarão até o fim dessa semana atendendo todos os interessados que comparecerem ao local.

    A hepatite C é uma doença silenciosa que pode ficar escondida sem sintomas até o quadro se agravar, sendo possível o desenvolvimento da Hepatite C Crônica (HCV). Nos casos em que a infecção se concentra no portador por vários anos, o fígado pode tornar-se permanentemente cicatrizado, o que conhecemos como cirrose. Diferente das outras, para o tipo C não há vacina, portanto é preciso constatá-la o quanto antes.

    A campanha está sendo realizada no Barros Barreto e no terminal rodoviário. A procura pelo atendimento no HUJBB nos primeiros dias foi pequena, tendo um aumento significativo após divulgação através da veiculação pela mídia. Em quatro dias de campanha já foram feitos novecentos atendimentos com 15 casos positivos. Estima-se que até o final dessa semana sejam atendidas mais de mil pessoas.

    Os exames são feitos no próprio local de atendimento e após a coleta do sangue o resultado está pronto em dez minutos. Se detectada a doença, o paciente poderá tratar-se no próprio Hospital.

  • HUJBB congratula profissionais pelo Dia Nacional da Saúde

    O dia 05 de agosto é o Dia Nacional da Saúde. Pela data, o Hospital Universitário João de Barros Barreto congratula a todos os seus profissionais, tanto da área da saúde, quanto os que dão suporte para que os profissionais de saúde trabalhem dentro do Barros Barreto. A data foi escolhida em alusão ao dia 05 de agosto de 1872, data em que nasceu um personagem importante da história da medicina, o médico brasileiro Oswaldo Gonçalves Cruz.

    O grande sanitarista se comprometeu em mapear os principais problemas de saúde da população brasileira, permitindo grandes avanços no tratamento de muitas enfermidades que assolavam o País. O fato permitiu a Oswaldo Cruz atuar como Diretor-Geral de Saúde Pública de 1903 a 1907, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde., função na qual ele deixou importantes contribuições para a medicina.

    Buscando os profissionais do nosso quadro estão prontos a trabalhar pelo bem-estar de seus pacientes. Referência no combate a doenças graves, a maioria de natureza infecto-contagiosa, o HUJBB tem feito um grande volume de investimentos, tanto em sua estrutura física, para proporcionar um bom atendimento, quanto em pesquisas em busca de novas possibilidades de tratamentos. Sempre com a missão de prestar assistência à saúde da população.

  • Aplicativo Móvel para smartphone sobre Manejo Clínico de Acidentes por Animais Peçonhentos

    A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Centro de Informações Toxicológicas (CIT-Belém)/HUJBB/SESMA convidam V. Sa. para o lançamento do Aplicativo Móvel para smartphone sobre Manejo Clínico de Acidentes por Animais Peçonhentos, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação e Informática em Saúde (NTIIS) da Sespa.

    O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso dos profissionais de saúde às orientações para o atendimento adequado e imediato das vítimas em casos de acidentes por animais peçonhentos, uma vez que o conteúdo completo pode ser baixado para o celular e ficar sempre disponível ao profissional em qualquer parte do mundo.

    Para baixar acesse o menu: Profissional e Gestor > Sistema administrativo - SESPA ou clique aqui.

     

    Data: 26.08.2013

    Hora: 9h

    Local: Auditório do Hospital Universitário João de Barros Barreto

    (Rua dos Mundurucus Nº 4487, Guamá )

  • Barros Barreto oferece o curso de “Capacitação em tecnologias Radiológicas”

    O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) oferece o curso de “Capacitação em tecnologias Radiológicas”, direcionado para profissionais do HUJBB e do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS). A capacitação acontecerá em 6 módulos, entre 05 de agosto e 06 de dezembro, das 08 às 12 horas, com carga horária de 160 horas.

    As informações e inscrições estão disponíveis na Divisão de Educação Permanente, vinculada à Coordenação de Recursos Humanos (CRH) do Barros Barreto.

     

    Serviço: Capacitação em tecnologias Radiológicas.

    Informações e inscrições: Divisão de Educação Permanente.

    Contatos: 3201-6672. E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • SIPAT/HUJBB reforça a prevenção a acidentes com objetos cortantes
    "A melhor medida é a prevenção". Essa foi uma das recomendações da enfermeira Ane Caroline Marsola, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Barros Barreto (CCIH/HUJBB), no terceiro dia de programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada pelo Hospital de 17 a 20 de junho de 2013. A SIPAT tem em sua programação temas como legislação acidentária, práticas de combate a incêndio, entre outros.
     
    Na última quarta-feira (19), ocorreu a palestra sobre acidentes com perfurantes no HUJBB. A enfermeira Anne Caroline Marsola inseriu em sua palestra um panorama mais amplo dos riscos apresentados no manuseio de equipamentos, objetos de uso dos infectantes e com a limpeza de locais onde ficam os pacientes.
     
    Anne Carolline apresentou um conjunto de medidas para diminuir os riscos de transmissão de microrganismos. “Todos os profissionais têm que conhecer as precauções padrão para não se contaminar ou contaminar outras pessoas”, afirma. E complementa indicando que a media mais barata, simples e segura de prevenção é lavar as mãos.
     
    Em sua palestra, a enfermeira apresentou um estudo realizado com mais de 3 mil acidentes com agulhas, no qual foi observado que 70 a 80% dos acidentes podem ser evitados com medidas preventivas, como por exemplo, o uso de luvas, máscaras e óculos de proteção. Ela chamou a atenção para os cuidados com o descarte dos materiais que apresentam algum risco de contaminação. A SIPAT/ HUJBB encerra nesta quinta – feira, dia 20, com mais palestras e programação junina.