Mês das mães é comemorado pelos HU's do Complexo Hospitalar

As mães usuárias e funcionárias dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que formam o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam uma homenagem toda especial para comemorar o mês das mães. A programação oficial aconteceu na última semana, com início na segunda-feira, 22, e encerrou na sexta-feira, 25.

Show musical, apresentação teatral, feira de artesanato, oficinas, café da manhã, almoço e sorteio de brindes, ações que mudaram a rotina do Barros Barreto, onde cerca de 400 participaram do evento. A realização foi do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da instituição hospitalar. A integrante do GTH Tânia Brasil comentou que a expectativa era envolver 200 participantes, mas 400 visitaram os espaços oferecidos. "Percebi uma satisfação grande dos funcionários, não apenas das mulheres, mas também dos homens. Tanto os funcionários, como os usuários saíram daqui motivados com esse nosso trabalho", avaliou Tânia Brasil.

A técnica da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico Carmem Palheta foi uma das expositoras da feira de talentos. Para ela, a homenagem deu uma "estimulada nos trabalhadores do Barros, um resgate da nossa autoestima". Por conta disso, espera "que outras atividades iguais a essa voltem a fazer parte do hospital".

Quem aproveitou o momento de descontração foi a dona de casa Shirley Fonseca, que acompanhava a mãe em uma consulta com o pneumologista. Desde janeiro passado frequentando o hospital com a mãe, comentou que não tinha ainda presenciado uma movimentação festiva igual. "Isso é muito bom e faz a gente se sentir acolhida aqui pelos funcionários", enfatizou.

Bettina – O GTH e a Gerência de Atenção à Saúde do HUBFS ofereceu uma programação para elevar a autoestima das mães para valorizar a beleza. O momento foi recheado com bate-papo, sorteio de brindes e lanche, com a participação de gestores e funcionários. A parceria foi feita com o DNA – Centro de Educação Profissional e com a empresa Akmos.

Texto: Edna Nunes - Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Fotos:  Edna Nunes - Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e Divulgação do GTH.