Funcionários do Complexo passam pelo treinamento da NR-32

Funcionários dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB) Complexo0 Hospitalar da UFPA/Ebserh tiveram duas semanas de capacitação sobre a NR-32, norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos trabalhadores em serviço de saúde. A realização foi da engenharia de Segurança, vinculada à Unidade de Saúde e Segurança do Trabalhador (USST)/Divisão Gestão de Pessoas (DivGP) do HUJBB. Até o final do ano está previsto uma série de capacitações visando o bem-estar do corpo funcional das instituições de saúde, com ministrantes dos próprios HU's e externos.

Segundo o engenheiro de segurança do Complexo, Hosaías Silva, a série iniciou com o tema NR-32 porque é a base do conhecimento das diretrizes de segurança. "Essa norma é a base para todo trabalhador saber sobre medidas de proteção à sua segurança e saúde no local de trabalho. Por isso, entendemos comum conhecimento primordial para os funcionários", enfatizou.

Pelo menos dez capacitações já estão agendadas, entre elas, específicas para riscos biológicos, químicos, radiações ionizantes, manutenção em altura e elétricas. A NR-32 engloba todas as categorias profissionais e confirme o treinamento é feito de acordo com a necessidade das instituições.

Atualização - Para atender as pessoas que não puderam participar da primeira capacitação, Hosaías informou que para o mês de agosto o tema NR-32 volta a ser discutido, só que no período da tarde. "Se houver necessidade, poderemos pensar uma turma para o período da noite", adiantou. Os ministrantes foram profissionais especializados nos módulos oferecidos de ambos hospitais e de outras instituições.

No HUJBB, a capacitação foi nos dias 14, 16 e 18 deste mês e no Bettina o treinamento começou segunda-feira, 21, seguiu na terça, 22, encerrando na última quinta-feira. Quem participou comentou ter saído satisfeito com a atividade. Foi o caso do funcionário do Setor de Hotelaria Hospitalar Nazareno Araújo, que avaliou a capacitação como "aproveitável", em especial por ter a chance de renovar informações sobre o assunto. Ele lamentou não ter aproveitado os três dias, "mas já foi um passo para eu me atualizar". ]

Outra que saiu satisfeita com a atividade foi a funcionária de serviços gerais no HUBFS Antônia Morais. Ela comentou que já participou de outras capacitações e quando é possível não perde, porque "além de saber mais como se proteger dos riscos nos locais de trabalho, ainda pode repassar para os seus colegas".
 

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.