Complexo Hospitalar recepciona os concursados da Ebserh

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou na manhã desta segunda-feira, 2, o acolhimento de 35 concursados que atuarão nos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB). O evento iniciou de manhã no auditório do HUJBB com apresentação do funcionamento dos HU's e encerrou à tarde, com a assinatura dos contratos. A partir de agora, mensalmente acontecerá a convocação dos demais aprovados no concurso realizado pela Ebserh em 2016.

A abertura da programação foi feita pelo gerente da Divisão de Gestão de Pessoa (DivGP), José Miguel Ferreira, às 9h. A partir daí, a plateia recebeu uma série de informações sobre a estruturação do Complexo e dos dois hospitais universitários. A gerente Administrativa, Ivana Sousa, representou o superintendente Paulo Roberto Amorim, que se encontra em Brasília participando da reunião dos superintendentes dos HU's.

"Recepcionar esses 35 profissionais do Complexo é muito importante, porque à medida que recebemos os concursados há uma desoneração da folha de pessoal e nos permitirá investir mais na manutenção dos nossos hospitais. Então, é um sentimento de muita satisfação. São pessoas que vêm para somar e fortalecer o atendimento na assistência, ensino e pesquisa", enfatizou.

Sucesso - Quem também demonstrou entusiasmo com a chegada dos concursados foi a gerente de Atenção à Saúde do HUJBB, Lauriceia Valente, que resumiu o momento como: "um sentimento de esperança para alcançarmos cada vez mais sucesso na assistência que oferecemos aos nossos pacientes". A apresentação dela consistiu em mostrar a operacionalização do Barros Barreto e os desafios traçados para serem superados, o que para ela é possível a partir da união de todos, integrando os que já fazem parte da equipe e os que estão chegando para integrá-la.

A gerente interina da Atenção à Saúde do HUBFS, Ana de Fátima Brito, fez apresentação histórica da instituição hospitalar, desde a sua criação até os dias atuais. Segundo ela, na próxima segunda-feira, 9, os novos concursados serão apresentados às chefias das unidades, setores e divisões durante a reunião geral do colegiado, para integrá-los à rotina hospitalar. "Esse momento é de fundamental importância, porque recebê-los é gratificante para nós, considerando que há um deficit de pessoal e eles somarão com a nossa equipe multiprofissional", frisou.

Os egressos ao corpo funcional do Complexo também foram informados sobre a importância dos HU's integrada à UFPA, meios também para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa da instituição de ensino na Região Norte. Quem esclareceu com detalhes foi o gerente de Ensino e Pesquisa, Pedro Paulo Piani, lembrando que a UFPA está entre as três principais universidades com o maior número de alunos no Brasil.

Agradecimento - O sentimento de gratidão imperou junto aos concursados recepcionados. Entre eles, a médica especialista em endocrinologia infantil, Lena Garcia, que caracterizou como um momento de "gratidão a Deus, por conta da crise que o Brasil passa". Para ela, fazer parte do corpo funcional de um lugar de excelência, como são considerados os hospitais do Complexo, é tudo o que um profissional da medicina deseja". Ela comentou que, apesar das dificuldades do SUS, tem certeza que poderá fazer a diferença.

A técnica em enfermagem Elisângela da Silva revelou que, apesar da "boa acolhida" dada aos concursados, o sentimento que fica é de ansiedade, por "desconhecer o novo: a Ebserh, que só conheci a partir dos estudos feitos para o concurso. Agora, vou ver na prática o que vi na teoria e espero contribuir, somando com os que já fazem parte dessa história".
 

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Fotos: Edna Nunes - Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e colaboração do Complexo.