Serviço de Dermatologia da UFPA começa a funcionar no HUJBB

O Serviço de Dermatologia, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), começa a funcionar regularmente a partir de segunda-feira, 2, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da UFPA/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A inauguração do novo espaço aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30. O atendimento é aberto ao público em geral, mas para isso a pessoa tem que ser referenciada por uma unidade de saúde próxima da sua residência.

Por questões estruturais, desde 1954 a Dermatologia da UFPA funcionava na Santa Casa de Misericórdia do Pará. Mas, com o passar dos anos, a instituição de ensino federal discutia a importância de alojá-la em prédio próprio. "Esse processo iniciou em 2012, com a proposta de ser instalada em um dos hospitais universitários, mas como não tínhamos naquele momento estrutura física para acolhê-la, somente hoje essa mudança foi concretizada", explicou o reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho.

Ele informou que para atender a equipe especializada houve a adequação de um espaço do HUJBB e reorganização de integração do serviço à estrutura do hospital. Tourinho revelou sentir "uma satisfação muito grande", porque essa mudança é prova que, mesmo vivendo um momento com dificuldade, "temos conseguido conquistas importantes para o desenvolvimento da UFPA".

Agradecimento - Durante o evento, o reitor fez um agradecimento especial ao ex-reitor da UFPA Carlos Maneschy, pelo seu empenho em alocar a equipe de Dermatologia em uma área da universidade ao longo de sua gestão. "Quero dizer que essa mudança da Santa Casa para o Barros Barreto é a realização de todos que trabalharam para hoje a Dermatologia estar aqui. Agradecemos a hospitalidade da Santa Casa, mas hoje iniciamos um novo momento da equipe, a diferença é que o cenário agora é o da UFPA", enfatizou o Maneschy, que esteve presente ao evento.

A diretora da Faculdade de Medicina, Tânia Costa, lembrou que a Dermatologia foi alojada na Santa Casa por vários anos, porque a instituição era "o berço" dos serviços da UFPA desde o primeiro momento, até porque à época não era também um hospital universitário e a UFPA não contava com hospitais universitários. Por isso, ela se sente agradecida com a acolhida dada pela Santa Casa ao longo de mais de 60 anos aos especialistas da área.

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Paulo Amorim, diz estar "muito satisfeito" com a presença dos dermatologistas no Barros Barretos, sobretudo, por ter feito parte também do processo de discussão, quando ainda era diretor do Bettina Ferro de Souza e sugeriu que a Dermatologia se fizesse presente na unidade, já que tinha condições estruturais para recebê-la. "Não foi no Bettina, mas coincidentemente veio para o Barros agora que estou como superintendente. Então, falo o mesmo de anos atrás: a equipe terá todo o meu apoio necessário, acadêmico e administrativo – mais administrativo, porque esse serviço de Dermatologia é da mais alta qualidade no Brasil", concluiu.

Serviço - O novo prédio da Dermatologia possui quatro consultórios, um laboratório de micologia, um laboratório de dermatopatologia e uma sala de pequenos procedimentos. O funcionamento do serviço é horário comercial, com intervalo para o almoço da equipe. Para ter acesso ao atendimento, o paciente deve ser referenciado pela unidade de saúde mais próxima de sua casa. O endereço é o do prédio do HUJBB: Rua dos Mundurucus, No. 4487, esquina da Travessa Barão de Mamoré, no bairro do Guamá.

 

Texto: Edna Nunes - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA.