Visita técnica da Ebserh em Belém aponta para melhorias nos Hus do Pará

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), formado pelos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUJBB) e João de Barros Barreto (HUJBB), foi o sexto a receber a visita técnica da Ebserh. Representantes da empresa pública e a de consultoria Accenture, responsável pelo desenvolvimento do projeto de Planejamento Estratégico e Eficiência Operacional, intitulado “Mais Ebserh”, estiveram na quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23, nas instituições de saúde coletando informações sobre todas as áreas operacionais, do acolhimento oferecido aos usuários até as que dizem respeito ao ensino e pesquisa.

Segundo o gerente do projeto, Leonardo Figueiredo, o objetivo das visitas in loco é fazer um diagnóstico aprofundado sobre a situação dos hospitais e, posteriormente, apontar soluções para os problemas identificados. “Aqui, especificamente, como são três complexos que fazem parte da rede Ebserh, precisamos entender a dinâmica, a distância, a diferença entre a gestão de um hospital para o outro. Tudo isso é importante para entendermos as particularidades e similaridades e, assim, propormos alternativas de soluções”, comentou.

Em relação aos hospitais federais visitados até o momento, adiantou que todos apresentam desafios importantes em áreas diferenciadas e, ao mesmo tempo,    núcleos de excelência. No HUJBB, por exemplo, ressaltou que há o desafio de infraestrutura para ser resolvido e observou que, em contrapartida, tem o ambulatório de Fibrose Cística estruturado e a Unidade de Alta complexidade em Oncologia (Unacon) com pesquisa de ponta incorporada na rotina do hospital.

Quanto ao Bettina, focado na média complexidade, segue com especialidades para fazer o atendimento completo e diferencia-se dos demais HU’s, pontuando em especial a organização estrutural, o que revela o cuidado diferenciado para acolher os pacientes.

Motivação - Os consultores da Accenture, Leonardo Figueiredo, Gustavo Ussami e Ive Marinho; e a supervisora da Ebserh, Alice Taciana Ferreira, chegaram na quinta-feira por volta das 19hs no Barros Barreto, recepcionados pelo superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim. A coleta de informações sobre os hospitais iniciou na mesma noite, com a participação de representantes da equipe da Gerência Administrativa do Complexo, gerências de Atenção à Saúde do HUJBB e HUBFS e Divisão de Enfermagem do HUJBB.

Paulo Amorim ressaltou a importância da presença da equipe da Ebserh/Sede, por considerar como mais um momento de demonstração de interesse da administradora dos HU’s em promover melhoria de ensino e assistência à população brasileira e, consequentemente, à do Pará. “A visita técnica feita pela empresa Accenture é de fundamental importância para nós, pois é mais um aporte de conhecimento e crescimento do funcionamento dos hospitais universitários. O que nos deixa mais motivados, por acreditarmos num futuro próximo com muito mais avanços para o nosso Complexo Hospitalar”, enfatizou.

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.