USST dá continuidade às Rodas de Conversa no Barros Barreto

A Unidade de Saúde e Segurança do Trabalhador (USST) realizada a 2a Roda de Conversa 2017/ Treinamento no Barros Barreto, vinculado ao Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Ebserh. A programação inicia nesta segunda-feira, 10, e segue até quarta-feira, 12, envolvendo os profissionais da Clínica Médica, da Unidade Doenças Infecciosas Parasitárias, Clínica Cirúrgica, Clínica Pneumologia, Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e CTI, com o objetivo de treiná-los para a prevenção de acidentes no trabalho.

Para garantir a segurança dos trabalhadores da unidade hospitalar, a equipe de Atenção Multiprofissional das Rodas de Conversa da USST trata de diversos temas, entre eles, a Norma Regulamentadora (NR) - 32, o Fluxograma do Protocolo de Profilaxia de Acidente com Material Biológico, Rotinas de Serviços da USS do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Além disso, faz a distribuição de informativos em geral sobre as recomendações das Normas Regulamentadoras MTE: NR-4, NR-6, NR-7, NR-32, dentre outras.

Para o chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalhador (DSST), Wellington Lucas, a Roda de Conversa é uma proposta pedagógica diferenciada e faz parte do Plano Anual da Unidade, prevista para ocorrer em todos os setores do hospital. "É uma espécie de treinamento básico, com ênfase na NR-32, nos serviços de saúde ocupacional e de segurança, nos direitos e deveres dos trabalhadores da saúde, nas realizações dos exames periódicos previstos em lei, além de algumas campanhas como Adorno Zero e do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)", explicou.

A ação acontece desde o mês de junho e até o momento foram promovidas atividades nos setores de Manutenção, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Lavanderia e Serviço de Nutrição e Dietética (SND). Ao final da programação das Rodas de Conversa, em todas as Unidades e Setores, será emitido e consolidado um relatório, o qual será encaminhado para a Governança do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/ Ebserh.