Comemoração ao dia do Assistente Social

Em comemoração ao dia do Assistente Social, a equipe do serviço social do Hospital Universitário João de Barros Barreto-HUJBB realizará no próximo dia 27, de 8 às 17h, no auditório do hospital, evento que abordará a temática de interesse da categoria proporcionando aprendizado e capacitação, destinando-se tanto para o público interno do hospital quanto para estudantes e sociedade em geral. Na ocasião estarão presentes representantes do Hospital de clinicas Gaspar Viana, Hospital Ophir Loyola, da Santa Casa de Misericórdia.

O evento acontecerá em dois períodos. Durante o período da manhã será a mesa redonda com o tema: O Assistente Social no contexto da Residência Multiprofissional. Já no período da tarde será ministrada palestra sobre serviço de verificação de óbito, em que será detalhado o funcionamento do serviço, bem como seu fluxo e encaminhamento.  Ao final terá apresentação cultural de música e dança e coquetel de encerramento.

Segundo, a Chefe do Setor de Serviço Social do HUJBB, Érika Lira, todos os anos a equipe de serviço social promove eventos para marcar o dia do assistente social, um momento importante tanto para confraternizar, quanto para capacitação dos profissionais do hospital, na busca para melhor atender os usuários do HUJBB.

Serviço Social do HUJBB - O serviço social do HUJBB dispõe de 21 profissionais distribuídas nos programas ambulatoriais e clinicas do hospital, por meio do serviço são identificados o perfil social e questão socioeconômica dos usuários do hospital com a finalidade de verificar quais encaminhamentos e as orientações necessárias que atenda e proporcione o bem estar desses pacientes.

Ainda segundo, Érika, o principal papel do serviço no hospital é o de garantir o acesso dos usuários aos serviços e políticas públicas que a Rede de Saúde e Assistência oferece, além de outras orientações em relação às rotinas hospitalares. Procura ainda desenvolver um trabalho multidisciplinar para que o HUJBB atenda o usuário na sua totalidade, o que é um dos princípios do Sistema Único de Saúde - SUS.